1.
Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada não são apenas autoras de “Uma Aventura”.
Não são apenas as autoras que mais livros venderam na literatura infantojuvenil.
Não são apenas as amigas que se conheceram no primeiro dia de aulas como professoras de Português e História na Escola Básica Fernando Pessoa, no bairro dos Olivais, em Lisboa. Foi amizade à primeira vista ou a força das estrelas ou do Karma ou de qualquer outra jogada de mestre do destino.
Não são apenas as criadoras das gémeas, mais do Chico e do Pedro e do João com os seus cães que não envelhecem.
2.
Elas são também as que mudaram com os livros que escreveram, como se o nascimento de Uma Aventura trouxesse consigo a condenação de elas próprias terem de mudar as suas vidas.
De elas próprias viveram Uma Aventura.
Assim aconteceu.
Escreveram o primeiro livro, o célebre “Uma Aventura na Cidade” e apresentaram-no ao histórico editor de José Saramago, o enorme Zeferino Coelho.
Achou-lhes piada.
Também ao livro.
Editou-as.
Promoveu-as com enorme convicção e da garagem daquela primeira obra nasceu uma história de amor de Zeferino com Ana Maria Magalhães.
Dois anos depois trocavam alianças.
3.
E quanto a Isabel, que já era casada com um oficial de contas de nome Fernando Alçada, ficou condenada a usar sempre o apelido do primeiro marido mesmo depois de se ter apaixonado por um
dos homens mais distintos na história da democracia portuguesa, Rui Vilar.
É muito bonito.
E nunca mais digam que a literatura, mesmo a juvenil, não é poderosa e capaz de mudar a vida não só dos que leem como dos que escrevem.
Ana Maria Magalhães casou com o editor que apostou na sua história. E Isabel Alçada nunca mais pôde deixar de usar o nome do primeiro marido por ser o que milhares de jovens associavam à criadora das gémeas Teresa e Luísa.
4.
Uma verdadeira aventura.
De duas mulheres que ficam para a história e que nunca se cruzariam se o destino não as tivesse colocado na mesma escola, em 1979.
Não se teriam conhecido.
Ana Maria não se casaria com Zeferino.
E Isabel teria sido o nome que quisesse.
Queridas Ana Maria e Isabel, posso propor-vos um livro?
“A Nossa Aventura”.
O que acham?
Candidato-me já a apresentá-lo.
Ouça o “Postal do Dia” em Apple Podcasts, Spotify e RTP Play.