Saltar para o conteúdo
    • Notícias
    • Desporto
    • Televisão
    • Rádio
    • RTP Play
    • RTP Palco
    • Zigzag Play
    • RTP Ensina
    • RTP Arquivos
Antena 1 - RTP
  • Programas
  • Podcasts
  • Vídeos
  • Música
    Nacional Internacional Fado Discos Antena 1 Concertos Antena 1
  • Notícias
  • Semanas Temáticas
  • Programação
  • O que já tocou
  • Outros Temas
    Cinema e Séries Cultura Política e Sociedade

NO AR
PROGRAMAÇÃO O QUE JÁ TOCOU
Imagem de Os Dias que Correm

Os Dias que Correm

Fernando Alves | 24 jan, 2025, 08:58

Autonomia, automação

A rubrica diária de Fernando Alves nas manhãs da Antena 1, para ouvir e ler.

Imagem de Os Dias que Correm

Os Dias que Correm

Fernando Alves | 24 jan, 2025, 08:58

Autonomia, automação

A rubrica diária de Fernando Alves nas manhãs da Antena 1, para ouvir e ler.

Imagem de Os Dias que Correm

Os Dias que Correm

O que guardamos dos dias. O que passando, fica. Fernando Alves na Antena 1.

Ver Programa

O Dia Internacional da Educação, assinalado a 24 de Janeiro por decisão das Nações Unidas e este ano dedicado à discussão sobre como “preservar a autonomia humana num mundo de automação”, passou inteiramente ao lado das edições em papel dos principais jornais diários portugueses.

Mas o El Pais dá grande destaque ao relatório com que a Unicef marca o dia e que deita contas ao impacto de fenómenos meteorológicos extremos no acesso à educação. Os números são brutais: só no ano passado, o acesso de 242 milhões de crianças à escola foi interrompido pelo agravamento da crise climática. Dito de outro modo: uma em cada sete crianças do mundo foi roubada à escola pelo desvario das tempestades, dos fogos descontrolados, das ondas de calor, das inundações que trazem por arrasto epidemias e redução do acesso a água potável. A Unicef sublinha que 74% dos alunos impedidos de ir à escola por uma qualquer manifestação extrema da crise climática vivem no lado pobre do mundo. A pobreza não é ar que se respire.

Uma das fotos com que o El Pais ilustra este relatório mostra uma criança caminhando entre escombros, num lugarejo devastado. Fosse o plano mais apertado e poderia ser Gaza. É Shaikh Jalal, no Afeganistão, depois das inundações de maio do ano passado.
Outra fotografia dá-nos a ver uma sala de aulas numa escola primária das Filipinas na qual foi amontoado equipamento danificado pela passagem de uma tempestade tropical: vêem-se dezenas de ventoinhas espalhadas pelo chão, projectores avariados, um globo terrestre que se perdeu da rotação da Terra.

O relatório da Unicef lembra que as crianças são muito mais vulneráveis a fenómenos extremos como ondas de calor ou inundações. Todavia, os investimentos visando a protecção climática das escolas são quase sempre insuficientes, muitas vezes nulos. Também por isso, os cenários irão agravar-se. Num outro relatório recente, a Unicef calcula que em 2050 o número de crianças expostas a ondas de calor extremas será oito vezes maior do que o registado no início do século.

Os que arrumam as notícias do mundo em prateleiras estanques, tenderão a lembrar que o tema proposto para a celebração do Dia Internacional da Educação – “IA e Educação, preservar a autonomia humana num mundo de automação” – escapa, até mais ver, ao descontrolo e à fúria dos elementos. Mas a Resolução das Nações Unidas que cria este dia-farol invoca o papel da educação na quebra dos ciclos de pobreza e reforça o entendimento de que a educação é um pilar fundamental da Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável.

As prateleiras estanques esvaziam de sentido as palavras mais nobres e as ideias que elas sustentam. Toda a sorte de negacionistas, não apenas os do clima, também os da honradez e os da dignidade humana, tenderão a cavalgar de forma ilegítima as ferramentas à mão. O deputado de quem se fala pelas piores razões invocou ontem a possibilidade de terem sido as imagens que o comprometem geradas pela inteligência artificial. Tantas as pontas de reflexão neste Dia Internacional da Educação.

Texto e programa de Fernando Alves
Os Dias que Correm

Pode também gostar

Imagem de O que jura ter sido melhor do que Ronaldo é agora um ator porno

O que jura ter sido melhor do que Ronaldo é agora um ator porno

Imagem de Tantos ponderando

Tantos ponderando

Imagem de Não deve ser nada fácil ser irmão do João Baião

Não deve ser nada fácil ser irmão do João Baião

Imagem de É agora que devemos aplaudir António Ramalho Eanes

É agora que devemos aplaudir António Ramalho Eanes

Imagem de Confiabilidade

Confiabilidade

Imagem de Ai se a Sara Matos fosse…

Ai se a Sara Matos fosse…

Imagem de Quando adormeceres esta noite pensa no que tenho para te dizer

Quando adormeceres esta noite pensa no que tenho para te dizer

Imagem de Uma aposta perdida

Uma aposta perdida

Imagem de Como é que este azul se faz noite?

Como é que este azul se faz noite?

Imagem de Consegues apagar o número das pessoas que amaste?

Consegues apagar o número das pessoas que amaste?

PUB
Antena 1

Siga-nos nas redes sociais

Siga-nos nas redes sociais

  • Aceder ao Facebook da Antena 1
  • Aceder ao Instagram da Antena 1
  • Aceder ao YouTube da Antena 1

Instale a aplicação RTP Play

  • Apple Store
  • Google Play
  • Contactos
  • Frequências
  • Programas
  • Podcasts
Logo RTP RTP
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube
  • flickr
    • NOTÍCIAS
    • DESPORTO
    • TELEVISÃO
    • RÁDIO
    • RTP ARQUIVOS
    • RTP Ensina
    • RTP PLAY
      • EM DIRETO
      • REVER PROGRAMAS
    • CONCURSOS
      • Perguntas frequentes
      • Contactos
    • CONTACTOS
    • Provedora do Telespectador
    • Provedora do Ouvinte
    • ACESSIBILIDADES
    • Satélites
    • A EMPRESA
    • CONSELHO GERAL INDEPENDENTE
    • CONSELHO DE OPINIÃO
    • CONTRATO DE CONCESSÃO DO SERVIÇO PÚBLICO DE RÁDIO E TELEVISÃO
    • RGPD
      • Gestão das definições de Cookies
Política de Privacidade | Política de Cookies | Termos e Condições | Publicidade
© RTP, Rádio e Televisão de Portugal 2025