1.
Talvez a maioria de nós ainda não se tenha apercebido, mas há um jogador português que se tornou o mais respeitado líder no mundo do futebol.
Talvez a maioria de nós diga “Cristiano Ronaldo”, o que não deixa de ser certo – não há nenhum português mais conhecido no mundo, Cristiano é o único verdadeiramente global, muito mais do que Guterres, Saramago ou outra figura qualquer da nossa história presente ou passada.
Mas não é a liderança mediática que aqui trago, é a outra, a que influencia fora do campo colegas de profissão, é a opinião procurada e escutada quando alguma coisa precisa de ser feita ou resolvida.
2.
Falo-te de Rúben Dias.
Um dos capitães do Manchester City.
Um dos líderes da seleção portuguesa.
O Rúben que ainda é jovem, ainda 27 anos.
Que nasceu na Amadora, filho de Bernardette e João, irmão de Ivan.
Uma infância normal, sem problemas na escola ou no Estrela da Amadora onde jogou nas escolinhas antes de ser desafiado pelo Benfica.
3.
Tinha um traço que o distinguia, a liderança.
Por vezes levava uns carolos dos mais velhos – é que irritava meio mundo… já aos oito anos a sua voz de criança metia os outros putos na linha, mesmos os que tinham onze ou doze anos.
E detestava injustiças.
Miúdos a ser maltratados por outros miúdos.
Miúdos que tentavam dominar pela força os mais fracos.
Miúdos que agrediam pela volúpia de agredir.
4.
O Rúben Dias é um dos melhores defesas do mundo.
Mas estar dentro de campo não anula o seu desejo de ser mais, de contribuir para o bem comum, o de aproveitar o seu poder para mudar o mundo ou a tendência de algumas pessoas para a maldade.
Lidera uma associação em Inglaterra que combate o bullying e apoia e contribui para a criação de ambientes mais seguros para os jovens.
Há uns dias discursou na Câmara dos Comuns e fê-lo com uma naturalidade que foi notícia nos jornais ingleses.
E com a mesma naturalidade discursou em Lisboa, na Web Summit, acerca da necessidade de os jogadores profissionais serem capazes de estar unidos para defenderem os seus direitos.
5.
Talvez a maioria de nós ainda não se tenha apercebido, mas há um jogador português que se tornou o mais respeitado líder no mundo do futebol.
Chama-se Rúben Dias, nasceu na Amadora, é filho de Bernardette e João, e entre os jogadores profissionais, verdadeiras estrelas planetárias, nada se faz sem a sua opinião.
Texto e programa de Luís Osório
Ouça o “Postal do Dia” na Antena 1, de segunda a sexta-feira, pelas 18h50. Disponível posteriormente em Spotify, Apple Podcasts, YouTube e RTP Play.