Se o teu sonho é investir no imobiliário, move-te. Não te prendas ao étimo, encontra o móbil.
Se a cada nova cavadela de jornal ou a cada nova quezília parlamentar se encontra um novo imobiliarista, não serão os teus, caso te decidas, passos perdidos.
Algumas notícias inquietam-te. É o caso desta, recente, de que Portugal é o país da OCDE onde é mais difícil comprar casa. Mas quererá isso dizer, liminarmente, que Portugal seja, na OCDE, o país onde seja mais difícil vender casa?
Não há, no imobiliário, imobilidade. É ler os anúncios: imóveis prontos para entrega, localização estratégica, perto do centro. Mesmo se já nem encontras casa na periferia, lê os anúncios com olhos de ler. Ou notícias como esta, das últimas horas, sobre crédito à habitação de luxo: “Procura cresce e portugueses são a maioria”.
De que casas falamos, entre o luxo e o lixo? Ambrose Bierce, no Dicionário do Diabo: casa é “um edifício oco, construído para ser habitado pelo homem, pela ratazana, pelo rato, pelo escaravelho, pela barata, pela mosca, pelo mosquito, pela pulga, pelo bacilo e pelo micróbio”. Há tanta mobilidade por entre o mobiliário.
Se o líder da oposição decide calafetar a expressão “casas e casinhas”, temos caso.
Observa, na última do Público, o cavalheiro que se aproxima do balcão no Bartoon de Luís Afonso: “Estou a pensar meter-me na política”, diz ele. “Na política?”, espanta-se o barista. “Sim”, retoma o outro, “tenho a ambição de chegar ao governo, quero ser ministro ou secretário de Estado. Que conselhos me dá?”. E o homem do bar: “Olhe, para já não má ideia tornar-se sócio de uma empresa imobiliária”.
Isto toma tais atalhos que não é descabido imaginar próximas pugnas eleitorais em que as consultorias sugiram aos estados maiores partidários a utilização de estratégias comunicacionais do ramo imobiliário.
Viva como um rei em casas republicanas.
Acorde todas as manhãs com as melhores vistas panorâmicas do centro-direita.
A casa à sua medida é a social-democracia.
A casa que sonhou é um condomínio liberal.
Está montada a tenda de campanha.