A música habita a história da rádio pública desde antes mesmo do início das emissões regulares, em agosto de 1935. Quando se começou a desenhar o que seriam as estruturas da Emissora Nacional, o ministro das Obras Públicas e Comunicações, Duarte Pacheco, nomeou, ainda em 1934, uma comissão administrativa e organizadora dos programas que tinha como presidente um advogado que também era músico. Chamava-se António Joyce, tinha sido regente do orfeão dos estudantes de Coimbra, e crítico musical em vários jornais.
Esta comissão preparou uma futura programação, contratou artistas e criou uma orquestra sinfónica, que ficou entregue à direção do maestro Pedro de Freitas Branco. Além desta orquestra a chegada da rádio pública envolveu uma série de outras formações musicais residentes, entre as quais uma outra orquestra mais pequena (dirigida por Wenceslau Pinto), uma orquestra de salão e uma de câmara e dois septetos. Nos primeiros anos de atividade eram ao todo 85 os músicos nos quadros da Emissora Nacional, aos quais cabiam espaços de programação que iam da música erudita à popular e de salão.
Estes são os primeiros passos de um percurso de 90 anos que evocamos no quinto episódio de “90 Anos no Ar”. A história da relação da música com a rádio pública e até mesmo a influência que esta teve na evolução da canção ligeira portuguesa, surgem em destaque na primeira parte do episódio onde contamos com as contribuições de Leonor Losa (etnomusicóloga) e João Carlos Callixto (da RTP). Depois ouvimos João Pereira Bastos (que foi diretor da Antena 2) sobre a história da orquestra sinfónica da rádio pública, num segmento onde o próprio maestro Álvaro Cassuto conta como aconteceu a sua extinção em 1989. No final do episódio Henrique Amaro (da Antena 3) fala do mais recente canal da rádio pública como espaço de procura e divulgação de novos talentos, juntando à equação a criação de conteúdos em vídeo para consumo online e para televisão como parte deste mesmo labor.
Este quinto episódio de “90 Anos no Ar”, com o título “Tocar, Moldar, Divulgar: a música na rádio pública”, é assinado e apresentado por Nuno Galopim.