“O calor pede-nos sombra e neste mês de Agosto, caminhamos por cinco jardins procurando conhecer a história e os lugares verdes da cidade”, diz-nos a jornalista Teresa Dias Mendes.
Este é o conceito-base de “P’la Sombra é que Vamos”, novo programa da Antena 1 para as manhãs de sábado, depois das notícias das 9h. “Arquitetos paisagistas e botânicos são os guias que nos ajudam na descoberta de cada jardim e que nos falam também da sua curiosidade e paixão pela Natureza.”
Ouça o primeiro episódio e leia o texto de apresentação:
A arte e a ciência caminham de mãos dadas neste jardim.
Dos pigmentos aos óleos, do papel ao carvão, aqui todas as espécies botânicas podem ser utilizadas nas artes plásticas.
A Casa da Cerca, em Almada, acolhe o Centro de Arte Contemporânea e o jardim foi desenhado e batizado com os nomes das matérias que permitem ao artista criar.
Há por isso um Jardim dos Pintores, outro das Telas, o Jardim dos Óleos, o dos Pigmentos, o Pomar das Gomas. Também podemos descobrir o Jardim dos Leitores, o Parque das Esculturas, onde dois pinheiros amansam a boca do vento e abrigam o tapete de relvado antes de nos debruçarmos sobre a vista de Lisboa.
Na Mata há gente munida de papel, lápis afiados, pincéis, aguarelas e lupas. A lente amplia os pormenores que são o desafio para hoje na Oficina de Desenho orientada pela ilustradora Sara Simões. Na Estufa, o linho já deu a primeira flor, celebrando a exposição da artista plástica Bárbara Manteigas: “O que Conta é a Intenção”.
Uma paleta de cores ilustra a paisagem desta visita, com sangue de dragão, cheiro de cânfora e molhos de violetas .
“P’la Sombra é que Vamos”, com a arquitecta paisagista Sónia Francisco.