“O calor pede-nos sombra e neste mês de Agosto, caminhamos por cinco jardins procurando conhecer a história e os lugares verdes da cidade”, diz-nos a jornalista Teresa Dias Mendes.

Este é o conceito-base de “P’la Sombra é que Vamos”, novo programa da Antena 1 para as manhãs de sábado, depois das notícias das 9h. “Arquitetos paisagistas e botânicos são os guias que nos ajudam na descoberta de cada jardim e que nos falam também da sua curiosidade e paixão pela Natureza.”

Ouça o primeiro episódio e leia o texto de apresentação:

A arte e a ciência caminham de mãos dadas neste jardim.

Dos pigmentos aos óleos, do papel ao carvão, aqui todas as espécies botânicas podem ser utilizadas nas artes plásticas.

A Casa da Cerca, em Almada, acolhe o Centro de Arte Contemporânea e o jardim foi desenhado e batizado com os nomes das matérias que permitem ao artista criar.

Há por isso um Jardim dos Pintores, outro das Telas, o Jardim dos Óleos, o dos Pigmentos, o Pomar das Gomas. Também podemos descobrir o Jardim dos Leitores, o Parque das Esculturas, onde dois pinheiros amansam a boca do vento e abrigam o tapete de relvado antes de nos debruçarmos sobre a vista de Lisboa.

Na Mata há gente munida de papel, lápis afiados, pincéis, aguarelas e lupas. A lente amplia os pormenores que são o desafio para hoje na Oficina de Desenho orientada pela ilustradora Sara Simões. Na Estufa, o linho já deu a primeira flor, celebrando a exposição da artista plástica Bárbara Manteigas: “O que Conta é a Intenção”.

Uma paleta de cores ilustra a paisagem desta visita, com sangue de dragão, cheiro de cânfora e molhos de violetas .

“P’la Sombra é que Vamos”, com a arquitecta paisagista Sónia Francisco.

Texto e programa de Teresa Dias Mendes
Jardim Botânico da Casa da Cerca (Fotografia de Nuno Galopim)
Casa da Cerca (Fotografia de Nuno Galopim)
Jardim Botânico da Casa da Cerca (Fotografia de Nuno Galopim)
Jardim Botânico da Casa da Cerca (Fotografia de Nuno Galopim)