Saltar para o conteúdo
    • Notícias
    • Desporto
    • Televisão
    • Rádio
    • RTP Play
    • RTP Palco
    • Zigzag Play
    • RTP Ensina
    • RTP Arquivos
Antena 1 - RTP
  • Programas
  • Podcasts
  • Vídeos
  • Música
    Nacional Internacional Fado Discos Antena 1 Concertos Antena 1
  • Notícias
  • Programação
  • O que já tocou
  • Outros Temas
    Cinema e Séries Cultura Política e Sociedade

NO AR
PROGRAMAÇÃO O QUE JÁ TOCOU
Imagem de Os velhos novos media
Cultura 20 out, 2025, 19:07

Os velhos novos media

A nova direção de informação da CBS é dos novos media. A publicidade sucumbe às técnicas dos velhos media. São os velhos novos media.

Imagem de Os velhos novos media
Cultura 20 out, 2025, 19:07

Os velhos novos media

A nova direção de informação da CBS é dos novos media. A publicidade sucumbe às técnicas dos velhos media. São os velhos novos media.

Imagem de Os velhos novos media

Os velhos novos media

Os meios tradicionais já se vão convertendo ao estilo dos novos meios e já nem a informação e a publicidade estão a salvo.

Mais Episódios

Os meios tradicionais estão a converter-se ao estilo dos novos meios? Na Terra Média, achamos que sim, e nem a informação parece permancer incólume.

Foi vez da CBS, casa do mítico “60 Minutes”, que decidiu ir buscar a sua nova diretora de informação à cultura online. Bari Weiss, 41 anos, tornou-se conhecida quando saiu do New York Times, acusando o jornal e colegas de discriminar os cronistas mais conservadores. Transformou-se numa ativista contra a cultura “woke” e de cancelamento, participou em podcasts e programas de TV e fundou The Free Press, inicialmente da plataforma Substack que, entretanto, transformou-se num meio de comunicação “alternativo”.

Ora, no ambiente do mais recente conglomerado formado pela Paramount e a Skydance Corportation — fusão que requereu o aval de Trump e custou milhões de dólares num acordo extrajudicial) —, comandada por David Ellison, a escolha de Bari Weiss para a direção de informação da CBS sugere uma mudança profunda no canal e espelha o desejo dos magnatas dos media em agradar o presidente norte-americano.

Marcas a criar os seus próprios programas de TV? Temos

Falamos, muitas vezes, sobre o domínio das redes sociais e dos novos media sobre os formatos mais clássicos nos últimos anos. No entanto, a sensação que temos é que estes meios ainda não se comparam ao prestígio cultural de um grande filme ou sério.

Por isso, as marcas estão, cada vez mais, a produzir os seus próprios conteúdos como forma mais inteligente de marketing.

Embora já existam exemplos (como The Hire, uma série de 8 curtas-metragens produzidas pela BMW, ou o filme The Beauty Inside, da Intel), há provas de que esta tendência só vai aumentar.

Um artigo da Business Fashion de 12 de setembro argumenta que o storytelling tende a aproximar o público do que as marcas pretendem vender, acrescendo a este facto a questão transversal às gerações de que quanto mais óbvio é o product placement, menos interessados parecemos estar em comprar.

Há, inclusivamente, novos conteúdos que fazem duvidar se se trata de publicidade: A Duolingo, plataforma de aprendizagem de línguas, lançou uma série de anime japonesa, “The Final Test”, do estúdio de séries como “Big Mouth” ou “Star Trek: The Lower Decks”.

Em junho deste ano, Michael Sugar, produtor de Hollywood (“O Caso Spotlight”, “Beleza Colateral”, “The Knick”) lançou o Sugar23, estúdio especializado em trabalhos para marcas, intengrando-os em séries ou criando novas especialmente focadas no produto, como explica nesta entrevista a McKinsey & Company.

Recomendações

O Francisco Merino recomenda o podcast “Music, Money & Mayhem”, produção da Novel para a BBC sobre a ascensão e queda da EMI.

A Kenia Nunes recomenda a leitura do artigo do Hindustan Times sobre o porquê do filme “Snake Eyes”, de Brian De Palma estar viral; e do Notícias ao Minuto sobre a nova plataforma da OpenAI, Sora.

O Álvaro Costa recomenda um vídeo com o data reporter do Financial Times, que responde à questão “Será o TikTok responsável por virar jovens à direita?”; e a série “American Conspiracy: the Octopus Murders”.

Terra Média

Pode também gostar

Imagem de “Duas ou Três Coisas”: pelas ruas de Berlim

“Duas ou Três Coisas”: pelas ruas de Berlim

Imagem de Os “Cadernos” de José Abrantes, o terror de Junji Ito e os 100 anos de Roy Lichtenstein

Os “Cadernos” de José Abrantes, o terror de Junji Ito e os 100 anos de Roy Lichtenstein

Imagem de José Laginha, do desenho à dança no compasso de uma valsa lenta

José Laginha, do desenho à dança no compasso de uma valsa lenta

Imagem de Da Argentina até Portugal, o contador de histórias Rodolfo Castro

Da Argentina até Portugal, o contador de histórias Rodolfo Castro

Imagem de “Mortinhos por Sair de Casa”: Sabura, Vindouro e Palavras Andarilhas

“Mortinhos por Sair de Casa”: Sabura, Vindouro e Palavras Andarilhas

Imagem de O fado de valter hugo mãe e outros afectos

O fado de valter hugo mãe e outros afectos

Imagem de O teatro português de norte a sul, de este a oeste

O teatro português de norte a sul, de este a oeste

Imagem de O Natal em Portugal, vivido por um britânico, uma brasileira e um norte-americano

O Natal em Portugal, vivido por um britânico, uma brasileira e um norte-americano

Imagem de Hergé e Tintin depois do fim

Hergé e Tintin depois do fim

Imagem de “Mortinhos por Sair de Casa”: noites com projeções, ciência com cerveja e música na praça

“Mortinhos por Sair de Casa”: noites com projeções, ciência com cerveja e música na praça

PUB
Antena 1

Siga-nos nas redes sociais

Siga-nos nas redes sociais

  • Aceder ao Facebook da Antena 1
  • Aceder ao Instagram da Antena 1
  • Aceder ao YouTube da Antena 1

Instale a aplicação RTP Play

  • Apple Store
  • Google Play
  • Contactos
  • Frequências
  • Programas
  • Podcasts
Logo RTP RTP
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube
  • flickr
    • NOTÍCIAS
    • DESPORTO
    • TELEVISÃO
    • RÁDIO
    • RTP ARQUIVOS
    • RTP Ensina
    • RTP PLAY
      • EM DIRETO
      • REVER PROGRAMAS
    • CONCURSOS
      • Perguntas frequentes
      • Contactos
    • CONTACTOS
    • Provedora do Telespectador
    • Provedora do Ouvinte
    • ACESSIBILIDADES
    • Satélites
    • A EMPRESA
    • CONSELHO GERAL INDEPENDENTE
    • CONSELHO DE OPINIÃO
    • CONTRATO DE CONCESSÃO DO SERVIÇO PÚBLICO DE RÁDIO E TELEVISÃO
    • RGPD
      • Gestão das definições de Cookies
Política de Privacidade | Política de Cookies | Termos e Condições | Publicidade
© RTP, Rádio e Televisão de Portugal 2025