A 18 de abril, a Antena 1 assinala o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios. É uma efeméride em vigor desde 1982, na senda de sensibilizar os públicos para a “diversidade do património” e os “esforços necessários para o proteger e conservar”, como escreve a Direção-Geral do Património Cultural.
Entre dezenas de atividades dispersas por Portugal, este dia configura várias possibilidades: recuar na história e encontrar verdadeiros depósitos de memórias, privar com as tradições e outros elementos culturais que edificam um sítio, ou adquirir uma nova perspetiva sobre o local em que vivemos.
Na Antena 1, ao longo desta terça-feira, essas são algumas das propostas que lhe trazemos. Conheça-as de antemão, bem como as horas a que poderá ouvir cada reportagem — e fique atento ao nosso site, onde brevemente ficarão disponíveis.
- Pelas 10h09, Pedro Miguel Ribeiro ligou o microfone a partir de Setúbal. Esteve no Castelo de Palmela, que acolheu durante a manhã uma turma do 4.º ano da Escola Básica Salgueiro Maia, no Pinhal Novo. Trata-se de uma “visita encenada“, guiada “pela voz de ilustres personagens” — por exemplo, a “moura encantada”, que “ecoará da cisterna convidando a imaginar como seria a vida no castelo no século VIII”.
- Dirigimo-nos posteriormente a Coimbra, pelas 14h40, sob orientação do jornalista Pedro Ribeiro. O motivo foi um percurso gratuito pelas ruas da alta da cidade, em torno da vida universitária. Repúblicas, vivências académicas e a canção de Coimbra protagonizam esta visita guiada, que termina no Núcleo da Guitarra e do Fado de Coimbra, na Torre de Anto.
- Alguns quilómetros depois, pelas 15h40, sintonizámo-nos na região central do Algarve — o chamado Algarve Calcário —, para darmos conta de uma recolha fotográfica sobre o Grés de Silves. Edgar Canelas foi à região onde se encontra essa rocha de cor avermelhada. Usada na construção da Sé e do Castelo de Silves, integra o legado da cidade, mas pode ainda vir a integrar muitas novas construções.
- O Museu Municipal Leonel Trindade, situado no antigo Convento de Nossa Senhora da Graça de Torres Vedras, é o penúltimo ponto de reportagem. Lá, pelas 16h40, esteve Ana Sofia Carvalheda, para conhecer uma oficina didática e musical sobre a Rota da Seda. O móbil é uma mostra de instrumentos tradicionais desde a Ásia Central à Península Ibérica, reunindo uma profusão de curiosidades e conhecimentos que aproximam as tradições musicais à realidade atual.
- Por fim, Rui Alves de Sousa esteve no Amoreiras 360º Panoramic View, no topo das Torres das Amoreiras. Neste que é um dos pontos mais altos da cidade, a 174 metros de altura do nível do mar, conduziu uma emissão especial de Mortinhos por Sair de Casa.