A 14 de maio de 1998, passarão 25 anos sobre a morte de Frank Sinatra. Graças a um “património quase infinito”, como o descreve o radialista e crítico João Gobern, permanece o “parâmetro, o padrão, o ponto mais alto da canção popular” — um sinónimo, por excelência, do termo “cantor”.
Ao longo desta semana, a Antena 1 recorda a voz que eternizou temas como My Way ou Fly Me to the Moon, num programa de João Gobern: Sinatra, Frankamente Único. Cinco curtos episódios que vêm coligir pedaços da sua vida e da sua obra, para ouvir desta segunda (8) até sexta-feira (12 maio) — no ar depois das 9h50, em repetição depois das 17h50, e também disponível na RTP Play.
Em entrevista com a Antena 1, o autor descreve Sinatra, Frankamente Único como “um tremendo esforço de síntese”. “Há mais de vinte biografias e inúmeros documentários sobre o percurso de Sinatra”, diz, acrescentando que “curiosamente, nunca se fez um filme de ficção sobre a sua vida, talvez porque esta fique aquém da realidade…” A proposta que nos traz, então, é “um plano geral, com incidência nuns quantos episódios ‘saborosos'”. Momentos que atravessam o seu percurso político, o cinema, as suas ligações duvidosas, ou os seus amores e desamores — embora seja muito mais do que um cantor romântico, garante.
“Em matéria melómana, divido o meu tempo pelas novidades e pela memória e redescoberta dos mestres. Ora, o Frank Sinatra é inegavelmente um deles. E a ele regresso, de cada vez que preciso de uma interpretação ‘definitiva'”, resume Gobern. “O homem tem clássicos e hinos em quase todos os discos, mas o meu período favorito aponta aos anos 50 e à fase Capitol, com um quarteto de álbuns fantásticos: In The Wee Small Hours (1955), Songs For Swingin’ Lovers (1956), Come Fly With Me e Only the Lonely (ambos 1958)”.
Qual o propósito maior deste formato? “Sublinhar a longevidade da obra e, sempre que possível, ligá-la a uma vida que nada teve de sossego, foi sempre atravessada no olho do furacão. E, no fim de todas as incongruências e excessos, dar a perceber que nunca mais haverá alguém assim.” Está explicado o título, o interesse e o legado. Vamos voltar a escutar Sinatra?
Texto de Pedro João Santos
Esta semana, de segunda a sexta-feira, a Antena 1 emite Sinatra, Frankamente Único: um programa de João Gobern. com produção de Joana Jorge e sonorização de Tomás Anahory.
Para ouvir depois das 9h50, com reposição pelas 17h50, e residência permanente na RTP Play. No próximo domingo (14), depois das notícias das 14h, poderá ouvir um compacto deste programa.