Dia 1 de abril, pelas 21h, no Teatro Municipal de Bragança, o músico Daniel Pereira Cristo irá apresentar o espetáculo Da Raiz ao Fado num momento de celebração da portugalidade e da diversidade da música e instrumentos tradicionais portugueses, sob um ponto de vista atual e eclético (com influências que vão do jazz à world music).
Este concerto marcará também o início da digressão de 2023 em torno do álbum De Pernas para o Ar, Disco Antena 1 que sucede a Cavaquinho Cantado (Prémio Carlos Paredes em 2018). O objetivo deste trabalho é evidenciar a importância da música e instrumentos portugueses ancestrais, como veículos de autoconhecimento e como contributo para a pluralidade no mundo, dando-lhes o devido destaque com contemporaneidade e atualidade.
O álbum De Pernas para o Ar apresenta músicas compostas por Daniel Pereira Cristo, com poemas de Fernando Pessoa e Antero de Quental, contando com a contribuição do conceituado letrista Tiago Torres da Silva. Há lugar também a músicas tradicionais e a um fado rearranjados, bem como uma homenagem a Zeca Afonso com a interpretação da canção De Não Saber o que me Espera….
Com direção musical e arranjos de Hélder Costa, Daniel Pereira Cristo pretende demonstrar através deste Da Raiz ao Fado, uma inédita união em torno da nossa música étnica, tendo em vista o cruzamento de públicos, o abrir de horizontes a partir de dentro… e a (re)descoberta das nossas sonoridades, realçando a valorização da nossa cultura, a importância do sentido de comunidade, do sentido do bem comum e do sentimento de amor próprio e de saber quem somos.