A histórica cantora peruana Susana Baca regressa a Portugal em 2023, quando celebra 50 anos de carreira, para apresentar o novo álbum Palabras Urgentes em três espectáculos agendados para 4 de maio, em Lisboa, no Teatro Tivoli BBVA; 6 de maio, no Auditório de Espinho | Academia; e 7 de maio em Braga, no Theatro Circo.
A artista, reconhecida pelo seu extraordinário trabalho de resgate da canção afro-peruana em combinação com a divulgação dos poetas latino americanos, apresenta em Palabras Urgentes uma forte mensagem que usa a mais poderosa das armas de combate à injustiça: o conhecimento. Premiado pela revista Songlines o disco está carregado de simbolismo, por ter sido lançado no mesmo ano em que se comemoraram os 200 anos de independência do Peru mas também porque Susana Baca o gravou como forma de protesto e debate, encorajando à celebração da vida e à revindicação de causas e ideais, numa homenagem aos que lutaram por um mundo melhor.
Ouvindo-a neste registo, que sucede a À Capella (2020) com que arrecadou o seu terceiro Grammy Latino, percebemos que Susana Baca persiste em aprofundar as raízes musicais que sempre a acompanharam sem, porém, deixar de se abrir a novas perspetivas sobre a sua própria linguagem, como a do produtor Michael League, dos Snarky Puppy. Não é que Susana Baca, aos 78 anos, precise de mais motivos para que lhe aplaudamos um percurso riquíssimo, coroado por várias distinções, pela edição de inúmeros discos e pelo lançamento recente de Yo Vengo a Ofrecer Mi Corazón, o seu livro de memórias. Mas, como todos os grandes artistas, esta senhora que nasceu numa família de músicos e se dedicou toda a vida a conhecer a fundo a história do seu Peru, ao ponto de assumir o cargo de Ministra da Cultura em 2011, não cessa de se questionar a si e à humanidade, arrastando-nos a nós nesse mesmo exercício vital.
Hoje, é a própria que nos alerta para os tempos difíceis que estamos a passar e que nos incita, através da sua música, a viver de acordo com os princípios do amor e da verdade. É neste espírito de comunhão e de celebração que Susana Baca chega a Portugal, em 2023, para três datas que serão certamente especiais. Em palco testemunharemos não só o legado e a generosidade de uma das últimas divas da música latino americana, mas também a poetisa, a investigadora, a ativista, a mulher total que é Susana Baca.