Saltar para o conteúdo
    • Notícias
    • Desporto
    • Televisão
    • Rádio
    • RTP Play
    • RTP Palco
    • Zigzag Play
    • RTP Ensina
    • RTP Arquivos
Antena 1 - RTP
  • Programas
  • Podcasts
  • Vídeos
  • Música
    Nacional Internacional Fado Discos Antena 1 Concertos Antena 1
  • Notícias
  • Semanas Temáticas
  • Programação
  • O que já tocou
  • Outros Temas
    Cinema e Séries Cultura Política e Sociedade

NO AR
PROGRAMAÇÃO O QUE JÁ TOCOU
Imagem de Da rádio à televisão, a Grande Final do Festival da Canção 2024
iolanda no Festival da Canção 2024. Fotografia: Pedro Pina
Música 10 mar, 2024, 02:02

Da rádio à televisão, a Grande Final do Festival da Canção 2024

iolanda é a grande vencedora da noite com a canção “Grito”. Leia a reportagem completa da Antena 1.

Imagem de Da rádio à televisão, a Grande Final do Festival da Canção 2024
Música 10 mar, 2024, 02:02

Da rádio à televisão, a Grande Final do Festival da Canção 2024

iolanda é a grande vencedora da noite com a canção “Grito”. Leia a reportagem completa da Antena 1.

Terá o concorrente João Borsch, rodeado de microfones durante a sua atuação, provocado uma escassez de material de gravação nos estúdios da RTP? “Significa isto que a equipa da Antena 1 está agora a falar para uma espátula”, brincou Filomena Cautela ao ensaiar a final do Festival da Canção 2024. Podemos garantir que tal não sucedeu: a rádio pública continuou de microfone em punho, pelos bastidores, na noite que concedeu a vitória a iolanda. E é já em maio que vai representar Portugal em Malmö com a canção “Grito”.

iolanda sucede assim a Mimicat, que compareceu às semifinais como jurada e à final como intérprete, revisitando “Ai Coração” antes da passagem de testemunho. Em declarações à Antena 1, iolanda afirmou que foi preciso “acreditar que é possível, pôr a luz dentro do meu corpo e acreditar que consigo. Vamos preparar a minha ida já. É uma grande responsabilidade e vou perceber como consigo fazer mais e melhor.”

“Estou muito feliz, não estou nervosa”, garantiu, trémula, a vencedora de 2024, agradecendo sobretudo aos votantes. “Será que o grito sai da mesma maneira?” A resposta é sim.

Imagem de iolanda é a vencedora do Festival da Canção 2024

iolanda é a vencedora do Festival da Canção 2024

"GRITO" vai representar Portugal em Malmö, na Eurovisão deste ano.

SABER MAIS

Fotografia de Vasco Palmeirim, Filomena Cautela e Inês Lopes Gonçalves: Pedro Pina

As vozes da rádio na corrida contra o tempo e as caras conhecidas do Festival

Como qualquer outra competição, mesmo que saudável, o Festival da Canção é um bom prato para os apreciadores de adrenalina. Convém, portanto, que seja Noémia Gonçalves a pivot da emissão da Antena 1: “Nós sabemos que não há tempos; estamos sempre a correr atrás do estrago. É trabalhar sem rede, que é uma coisa de que gosto muito.” Sem rede, mas com o amparo dos comentadores Afonso Cabral e Inês Henriques, na segunda semifinal, e Joana Espadinha e Pedro Penim nas restantes emissões da rádio.

Nada disto aconteceria sem o repórter na toca do lobo, Pedro Miguel Ribeiro, que chegou à fala com os apresentadores da final. “O Festival da Canção permite-me ser muito feliz na televisão”, declarou Vasco Palmeirim ao microfone da Antena 1. “Enquanto espectadores somos presenteados com um espetáculo de televisão, mas isto é muito mais do que isso” – e recordou uma propriedade essencial na confeção do Festival. “Como sabes, Pedro, trabalhaste connosco: somos muito idiotas. Rebentámos com duas air fryers e uma esfregona.”

Filomena Cautela, que ingressou na história do Festival, virou mesmo o feitiço contra o feiticeiro: “Tem sido um privilégio trabalhar com esta equipa, principalmente contigo, Pedro Miguel Ribeiro” – hoje repórter, mas que integrou a equipa de guionistas do revitalizado Festival da Canção, de 2017 até 2023. “É um dos grandes responsáveis pelo sucesso de todas as meias-finais e finais”, acrescentou, estendendo o elogio aos restantes colegas, incluindo Carla Bugalho, Gonçalo Madail, Inês Lopes Gonçalves, Maria Ferreira e Nuno Galopim. “Trabalhar com uma equipa que nos dá liberdade para trabalhar. Se um diz mata, outro diz esfola, e a equipa diz ‘bora lá. Trabalhar assim em TV é raro.”

Imagem de Festival da Canção 2024: na zona de maquilhagem e cabelos

Festival da Canção 2024: na zona de maquilhagem e cabelos

Maria Sá e Melo à conversa com Nelson Sousa.

SABER MAIS
A imprensa internacional num festival nacional

Do ensaio geral à conferência com os músicos, os sites de fãs marcam presença no Festival da Canção de fio a pavio. Em noite de finalíssima, podemos contar ainda com a imprensa além-fronteiras, representada por algumas das publicações digitais mais lidas da esfera eurovisiva – como a Wiwibloggs e a Eurovisionworld.

Este é o terceiro ano de Joe Bleasdale, vindo do sudeste de Londres, no Festival da Canção – uma das várias finais nacionais que acompanha para o site ESCBubble. “Já conhecemos as semifinais de antemão e, aqui, conseguimos uma impressão de como os concorrentes jogarão em arena”, disse o repórter britânico à Antena 1.

“Internacionalmente, a atitude geral sobre o Festival da Canção é que é uma das seleções mais respeitadas da temporada, e – creio eu – por boa razão”: entre os vários nomes internacionais, encontrámos também o irlandês Rory Gannon. Representa aquele site da Eurovisão – ou seja, traduzido muito literalmente, That Eurovision Site. “Temos música de qualidade, interpretada por cantores e cantautores que acreditam na sua música. E trata-se de música interessante, que desafia as convenções, não é meramente tradicional.”

Imagem de A imprensa internacional marca presença no Festival da Canção

A imprensa internacional marca presença no Festival da Canção

Maria Sá e Melo conversa com Bernardo Pereira (Wiwibloggs) e Pedro Santos (Eurovisionworld).

SABER MAIS
A equipa que faz tudo acontecer

Tudo reporta à televisão, o ponto de partida do Festival desde 1964, conforme nos contou Rui Filipe Oliveira. “Já estamos a trabalhar nisto desde setembro, com montagens desde final de janeiro”, detalhou o produtor da RTP – um de cerca de 60 membros permanentemente alocados à equipa do evento. “Começamos a trabalhar previamente com os autores das canções para perceber o mood e a intenção da canção. Temos de criar iluminação, gráficos de fundo, marcações em cena. Transpomos aqui para o primeiro ensaio para ver se o que falamos corresponde àquilo de que gostariam, ou se querem fazer correções. Estão aqui connosco quatro dias antes das semifinais e [mais quatro] antes da final para ensaiarem tudo.”

Dedicação essa que não existe, claro está, sem os guionistas. “Até à última, estamos a tentar apurar qual a melhor piada, o melhor comentário”, comenta a autora Susana Romana, lembrando um trabalho de escrita e edição “até à náusea. Além de funcionar em Portugal, tem já que piscar a uma dimensão internacional, porque isto esta é a nossa representação num evento que é de toda a Europa. A escala, a exigência, o detalhe são um pouco diferentes.”

O resultado é uma máquina bem oleada, intercalando a apresentação de cada performance, o suspense das classificações e o contacto com os artistas na green room (“Eu abri uma porta com o chouriço e fui plagiada! Agora, o pessoal vem para aqui tentar imitar-me com rissóis, mas não é a mesma coisa”, brincou Cláudia Pascoal). E que tal Filomena Cautela, Vasco Palmeirim e Inês Lopes Gonçalves a adaptarem êxitos do Festival para apelos ao voto? “Ai Votação”! Quem sabe o que 2025 trará?

Imagem de Gus Liberdade: o responsável pelos grafismos do Festival da Canção

Gus Liberdade: o responsável pelos grafismos do Festival da Canção

Maria Sá e Melo entrevista o artista que também participou como concorrente no Festival em 2020.

SABER MAIS
Fotografia de Iolanda: Pedro Pina
Fotografia de Silk Nobre: Pedro Pina
Fotografia de Rita Onofre: Pedro Pina
Fotografia de Noble: Pedro Pina
Fotografia de Nena: Pedro Pina
Fotografia de No Maka ft. Ana Maria: Pedro Pina
Fotografia de Cristina Clara: Pedro Pina
Fotografia de Rita Rocha: Pedro Pina
Fotografia de Buba Espinho: Pedro Pina
Fotografia de Leo Middea: Pedro Pina
Fotografia de Perpétua: Pedro Pina
Fotografia de João Borsch: Pedro Pina
Texto de Kenia Nunes e Pedro João Santos
Festival da Canção Festival da Canção 2024

Pode também gostar

Imagem de Grandes mudanças no Portugal dos anos 80

Grandes mudanças no Portugal dos anos 80

Imagem de Festival de Música de Setúbal

Festival de Música de Setúbal

Imagem de Disco A1: Pensão Flor

Disco A1: Pensão Flor

Imagem de FMM 2024: o primeiro dia da Antena 1 em Sines

FMM 2024: o primeiro dia da Antena 1 em Sines

Imagem de Disco A1: Camané – “Sempre em Mim”

Disco A1: Camané – “Sempre em Mim”

Imagem de Sara Correia – “Dizer Não”

Sara Correia – “Dizer Não”

Imagem de Danças Ocultas & Orquestra Filarmonia das Beiras – “Amplitude”

Danças Ocultas & Orquestra Filarmonia das Beiras – “Amplitude”

Imagem de António Manuel Ribeiro – “As Canções da Casa Escura”

António Manuel Ribeiro – “As Canções da Casa Escura”

Imagem de Os Prémios da Música Portuguesa já têm data para 2025

Os Prémios da Música Portuguesa já têm data para 2025

Imagem de CORDIS – “Reflexo”

CORDIS – “Reflexo”

PUB
Antena 1

Siga-nos nas redes sociais

Siga-nos nas redes sociais

  • Aceder ao Facebook da Antena 1
  • Aceder ao Instagram da Antena 1
  • Aceder ao YouTube da Antena 1

Instale a aplicação RTP Play

  • Apple Store
  • Google Play
  • Contactos
  • Frequências
  • Programas
  • Podcasts
Logo RTP RTP
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube
  • flickr
    • NOTÍCIAS
    • DESPORTO
    • TELEVISÃO
    • RÁDIO
    • RTP ARQUIVOS
    • RTP Ensina
    • RTP PLAY
      • EM DIRETO
      • REVER PROGRAMAS
    • CONCURSOS
      • Perguntas frequentes
      • Contactos
    • CONTACTOS
    • Provedora do Telespectador
    • Provedora do Ouvinte
    • ACESSIBILIDADES
    • Satélites
    • A EMPRESA
    • CONSELHO GERAL INDEPENDENTE
    • CONSELHO DE OPINIÃO
    • CONTRATO DE CONCESSÃO DO SERVIÇO PÚBLICO DE RÁDIO E TELEVISÃO
    • RGPD
      • Gestão das definições de Cookies
Política de Privacidade | Política de Cookies | Termos e Condições | Publicidade
© RTP, Rádio e Televisão de Portugal 2025