"Senhor Galandum" do grupo de música tradicional mirandesa Galandum Galundaina é disco Antena 1
Oiça-o na Antena 1 de 12 a 18 de Dezembro!
Temas em destaque:
Fraile Cornudo
Burgalesa
L Cura stá malo
Coquelhada Marralheira (Com Sérgio Godinho)
Balsa Rasteira/Heilen
"O património cultural do Nordeste Trasmontano, constitui um elemento muito importante da sua identidade cultural e por sua vez uma fonte de riqueza e factor de desenvolvimento. Miranda é uma região fronteiriça com Castela e Leão (Zamora, Aliste, Sanábria), regiões que comungam de uma cultura muito idêntica no que refere à música/etnografia – a cultura felizmente não tem fronteiras.
A língua própria, o "Mirandês", a música e os seus instrumentos, as manifestações festivas, gastronomia, toda a vivência rural, e muitos outros factores, dão a Miranda e ao Nordeste Trasmontano em geral, uma cultura e identidade que merece ser estimulada, preservada e vivida.
Galandum Galundaina nos anos 90 aparece no panorama cultural e tornam-se com algum relevo os representantes legítimos da tradição musical /etnográfica das terras de Miranda e Nordeste trasmontano, região onde nasceram, mamaram e se criaram envoltos nas mantas da tradição e costumes, que foram resistindo aos tempos.
Galandum Galundaina – Organiza-se em associação cultural e rompe com todos os preconceitos negativos, assumindo por completo o "ser mirandês". É um grupo de jovens com estudos académicos na área da música, que muito cedo se aperceberam dos problemas causados pela crise cultural e o seu poder destruidor da identidade das pequenas regiões. Galandum tem vindo a corrigir essa lacuna e tem visto a passos largos a inversão dessa mentalidade, promovendo a formação nos mais jovens, produzindo eventos no âmbito da música, realizando concertos, das mais diversas formas e estilos de música tradicional.
O grupo musical Galandum Galundaina é composto por quatro elementos: Paulo Preto, Paulo Meirinhos, Alexandre Meirinhos e Manuel Meirinhos. Dedicam parte da sua vida a recolher, estudar e divulgar nas mais diversa formas a música tradicional da pequena região do nordeste trasmontano. Tentam dar um toque de modernidade aos seus trabalhos, não descorando os ritmos e timbres dos instrumentos e vozes. Constroem a maior parte dos seus instrumentos, modificam e transformam outros que utilizam. Desta forma conseguem sonoridades e afinações que lhe confere um estilo muito própria."