Foi numa sala acolhedora do Centro Cultural de Belém,
em Lisboa, que Júlio Pereira fez a apresentação pública do disco, a
todos os títulos notável, Cavaquinho.pt.
No local, mais de duas dezenas de cavaquinhos ilustravam de
alguma maneira a paixão de Júlio Pereira por este instrumento, numa
viagem que dura há mais de 30 anos.
Ana Sofia Carvalhêda esteve lá e trouxe alguns dos momentos deste acontecimento marcante para a
música portuguesa.
*****
Um Site internacional; uma Associação Museu e a edição de um cd-livro.
2014 é o ano de Cavaquinho.PT de Julio Pereira.
Ana Sofia Carvalheda conversou com o multi-instrumentista.
*****
Passados 30 anos, Júlio Pereira regressa ao instrumento que se colou à sua imagem de compositor e instrumentista, e que marcou decisivamente os caminhos da música popular portuguesa – o cavaquinho.
CAVAQUINHO.PT O LIVRO/CD
CAVAQUINHO.PT será posto à venda no dia 20 de Janeiro e terá o formato de Livro/CD.***
Desta vez, os temas são da autoria do compositor, que convida algumas vozes que com ele costumam trabalhar: Uxía, Sara Tavares, Luanda Cozetti.Mas este não é apenas um regresso ao que já era a reactualização de um instrumento tradicional; antes um passo novo para a história do pequeno cordofone que, a partir do Minho, deu a volta a todos os continentes e hoje se afirma como protagonista da música de todo o mundo.
Para além de ser um produto autónomo de criação musical, que se basta a si próprio, CAVAQUINHO.PT é composto por um digibook de 112 páginas, ilustradas e inclui um texto sobre os tempos, modos e lugares em que o pequeno tetracórdio se foi revelando…” E, sobretudo, pretexta duas iniciativas que tardavam:
O SITE INTERNACIONAL DO CAVAQUINHO
“É tempo de mostrar ao mundo uma das grandes riquezas que temos!”
www.cavaquinhos.pt é o sítio na internet que percorre o universo internacional deste instrumento e dos seus descendentes, através de um exaustivo acervo documental e fotográfico.
O principal objectivo deste sítio é o de mostrar aos Portugueses e ao mundo, o universo do cavaquinho no Continente e na Madeira – onde vamos apreciar mais de 120 modelos diferentes de cavaquinhos, os seus construtores, os seus tocadores.
Mas aqui reúne-se também uma comunidade que ascende aos 200 milhões de pessoas e que engloba os vários cavaquinhos existentes por esse mundo fora: o Cavaquinho Continental, o Braguinha na Madeira, o Cavaquinho de Cabo Verde, o Cavaquinho do Brasil, o Ukulele nos E. U. A. e o Keroncong na Indonésia.
O sítio será rico de exemplos musicais onde poderemos ver e ouvir os melhores tocadores de cavaquinho, aprender as técnicas, os acordes, e consultar os estudos sobre ele.
A ASSOCIAÇÃO MUSEU CAVAQUINHO
“Para saber o que temos precisamos de saber quem somos e o que fazemos.”
Tem sido este o principal mote da Associação Cultural e Museu Cavaquinho.pt (acessível no mesmo endereço digital e na rede social Facebook), cujo objectivo se centra na investigação, divulgação e preservação de todo o património material e imaterial referente ao cavaquinho.
Criada em Julho de 2013, a Associação tem vindo a trabalhar no Inventário Nacional da Prática do Cavaquinho em Portugal: os construtores, os músicos, os grupos de cavaquinhos e os locais de ensino.
A Associação tem encontrado uma boa sinergia e um apoio inequívoco por todo o país, alargando a sua colaboração com instituições académicas e personalidades variadas nas áreas da música e da investigação.
Já fazem parte desta associação alguns nomes bem conhecidos do publico, tais como, Manuel Morais, Salwa Castelo-Branco, António Zambujo, Rui Vieira Nery, Nancy Vieira, Manuel Lisboa, Jon Luz.
Vários acontecimentos previstos para 2014 (novos discos, novas parcerias, encontros, workshops, abertura de escolas e concertos) ajudarão a cimentar a documentação e organização de tudo o que faz parte da prática deste instrumento essencial na nossa identidade colectiva: O CAVAQUINHO!
CAVAQUINHO.PT à venda no dia 20 de Janeiro de 2014.
Este CD/livro é uma edição da TRADISOM