Jorge Palma está de regresso aos originais com VIDA, com edição marcada para 28 de abril. O desejado e muito esperado disco de originais do músico e compositor, que sucede a Com Todo o Respeito (2011), terá uma edição especial — com uma caixa que, além do disco, terá um fac-símile do primeiro rascunho da música que dá nome ao disco, e ainda um booklet em formato livro, com fotografias únicas e documentais do processo de gravação e ensaios.
Sobre o título do novo álbum, Jorge Palma diz: “Andei muito tempo à procura de um título para este disco e não encontrava nada de significativo. Durante as gravações do disco, depois de já ter gravado várias canções, lembrei-me de uma canção que tinha escrito antes de entrar em estúdio e que estava incompleta. Esta canção chama-se Vida. Terminei-a e percebi que fazia todo o sentido dar o seu nome a este disco. E ficou “VIDA”, porque não? Porque sim!”
Desta vez, o processo de estúdio foi mais longo que em gravações anteriores. Jorge Palma, que esteve durante os últimos anos dividido entre o estúdio e os concertos, conta que “o estúdio é como um laboratório, um lugar onde temos de aperfeiçoar a afinação, a dicção, tudo”, salientando que é nesse espaço que encontra o complemento para o gozo que tem em estar em palco. “No estúdio, ou está lá ou não está. Se não estiver repete-se, repete-se e repete-se outra vez. São coisas que se completam, tal como o acto solitário de escrever uma canção, que é oposto ao acto de a partilhar com público em palco. São funções que se completam e tudo isso faz aquilo que é a minha vida profissional.”
Volvidos 12 anos da edição do último álbum de originais, Jorge Palma sublinha que o seu carácter e valores, aquilo que resiste, subsiste e o alimenta se mantêm inalterados. Admite, porém, uma evolução natural enquanto pessoa e músico, e que é normal que isso se reflita nestas novas canções. “Um álbum é uma coisa muito especial, é um marco que representa sempre um período da minha vida.”
Este é um Disco Antena 1.
Em 2022, Jorge Palma subiu a vários palcos de Lisboa com uma Antologia de concertos, que a Antena 1 acompanhou com a série Antologia Rádio (disponível na RTP Play).