"Quarto Crescente" ao vivo!
"Cantou e canta em todas as mais importantes casas de fado de Lisboa. A actividade dos Fadistas desenvolve-se nas casas de fado.
É lá que o Fado acontece, é lá que se “aprende a rezar” para depois, quando as orações se sabem de cor, e só restar “alma”, estarem em condições de serem apresentadas ao público nos grandes espectáculos.
Cláudia Leal obedece a este ritual. (Podem acompanhá-la na sua página oficial no FB). Os seus espectáculos têm sido em Portugal e no estrangeiro.
Com especial destaque, em Espanha, Suiça, França, China e em imensos eventos para estrangeiros em Portugal. Presentemente a Fadista Cláudia Leal é a imagem da marca de Joalharia Portuguesa em filigrana "Alma e Coração”.
“Quarto Crescente” teve um plano diferente. Possui uma particularidade inovadora. Em vez de um produtor comum, cada tema tem uma produção própria: ou do compositor ou do músico executante.
Para além de contar com a participação de grandes músicos como: Pedro Jóia, Rão Kyao, José Manuel Neto, Carlos Manuel Proença, Rogério Ferreira, Rodolfo Godinho, Pedro Henriques, Daniel Pinto e Vicky Marques. Conta também com os grandes Poetas: António Botto, Mario Rainho, Guilherme Pereira da Rosa, António Calém, José António Sabrosa, Rui Manuel, Fernando Girão, António Laranjeira e Ricardo Maria Louro.
A qualidade deste trabalho deve-se também a excelentes compositores tais como, Francisco Carvalhinho, Pedro Joia, Maria Teresa de Noronha, Fernando Girão, António Sabrosa, Rão Kiao, Rogério Ferreira Rodolfo Godinho e Ricardo Ribeiro. Este Disco é constituído fundamentalmente por fados tradicionais aos quais se juntam inéditos criados para a singularidade da voz de Cláudia Leal. Em "Quarto Crescente", Cláudia Leal apresenta-se pela primeira vez não só como autora e compositora com o tema "O Sal Vem da Saudade" mas também como executante de guitarra clássica no fado "Fado e Lisboa".
Este disco conta com os apoios:
- Museu do Fado – EGEAC –
- Câmara Municipal de Lisboa
- "Alma e Coração"
- ISA VAN Atelier
- Policas Art Fotography.
Digressão:
- 12 de Julho Festas da Charneca de Caparica
- 06 de Outubro – Arcos de Valdevez Casa das Artes – 22.00h