João Gobern assina mais um especial na rádio pública: desta vez, dedica-o à banda inglesa que se imortalizou graças a uma musicalidade teatral e intensa.
Os Queen fazem-se ouvir na Antena 1, com um especial centrado no álbum “A Night at the Opera”: ouça-o na RTP Play, de segunda até sexta-feira (24 a 28 novembro). Na emissão de rádio, cada episódio é programado às 9h52, com repetição às 14h40; pode ouvir o compacto na noite de sábado (29), depois das 22h.
Entre canções, histórias sobre a gravação do disco e respetivo legado, João Gobern explora um álbum que é descrito como “o grande salto” para uma banda que foi muito mais do que “o conjunto de Freddie Mercury”. Um trabalho que se desdobra além do épico “Bohemian Rhapsody”, uma das canções de assinatura dos Queen e que representa a ambição do LP a que pertence. “Do hard rock ao vaudeville, da balada ao registo operático, do glam [rock] ao prog“, diz Gobern acerca dessa abordagem musical “que, se afastava alguns puristas, acabava por ter sempre alguma coisinha para agradar a alguém que os ouvisse sem preconceitos”.
“A Night at the Opera” foi um álbum que “deu novos mundos ao mundo do rock“, usando de forma pioneira um certo portal para esse efeito. “São dos primeiros a fazer do estúdio um participante activo, especialmente no ‘A Night at the Opera’, que continua, 50 anos depois, a ser um disco surpreendente e de descoberta perene”, sublinha Gobern (“e, como eles à época faziam questão de sublinhar, sem sintetizadores”).