A segunda edição do Coala Festival Portugal – a 31 de maio e 1 de junho de 2025 no Hipódromo Manuel Possolo, em Cascais – anuncia como parte do seu cartaz Xande de Pilares. Depois de Liniker, o artista carioca junta-se ao programa do festival com o projeto “Xande Canta Caetano”: uma homenagem a Caetano Veloso, versão ao vivo de um álbum que ganhou em novembro o Grammy Latino de Melhor Álbum de Samba/Pagode.
O artista popularizou-se como vocalista do Grupo Revelação, banda incontornável do pagode – que se pode considerar uma variante comercial e romântica do samba. É a combinação deste estilo com a música popular brasileira (MPB) que tem, desde 2014, sustentado a carreira a solo de Xande de Pilares, com discos como “Perseverança” e “Esse Menino Sou Eu”.
Também nomeado para o Grammy Latino de Melhor Álbum do Ano, o projeto que revisita o repertório de Caetano Veloso é descrito em comunicado como “uma celebração da riqueza cultural brasileira, marcada pela fusão de ritmos e emoções” – bem situada num festival que consolida as pontes entre Brasil e Portugal.