Gustaph vai ser o representante da Bélgica na edição de 2023 do Festival Eurovisão da Canção com a canção Because of You, um tema festivo e dançável no qual as linguagens da pop se cruzam com uma arquitetura rítmica moldada pela música house.
Because of You sagrou-se vencedora naquela que foi a primeira final que a Bélgica realizou desde 2016 já que, desde então, as canções que representaram o país surgiram através de um. Processo de escolha direta. Neste intervalo a Bélgica teve em City Lights, de Blanche (2017) uma das suas mais sólidas participações dos últimos anos, igualando o quarto lugar de Loïc Notett, em 2015, com Rhythm Inside. Em 2021 (e também designados para concorrer em 2020), os veteranos Hooverphonic ganharam, também por escolha direta, o seu lugar no historial da Bélgica no concurso. Gustaph será o sucessor de Jéremie Makiese, que em Turim levou Miss You ao 19º lugar na final, a mesma classificação obtida um ano antes, em Roterdão, por The Wrong Place, dos Hooverphonic.
Presente na Eurovisão desde a edição inaugural, em 1956, a Bélgica soma 63 participações no concurso (em 53 das quais estando representada na final). A sua única vitória data de 1986, com J’Aime La Vie, canção interpretada por Sandra Kim que se afirmou como um dos maiores sucessos lançados pela Eurovisão nos anos 80 e marcou o primeiro triunfo no concurso de um tema pop com forte presença de instrumentos eletrónicos. A presença da música eletrónica tem, de resto, um importante episódio no percurso belga no concurso, já quem em 1980 o país se fez representar pelos Telex, importantes pioneiros da pop eletrónica, que ali levaram Eurovision, canção que terminou a noite em 17º lugar com uns magros 14 pontos, dez dos quais atribuídos por Portugal.
Depois da Ucrânia (Tvorchi, com Heart of Steel) e da Albânia (Albina & Familja Kelmendi, com Duje), a Bélgica é o terceiro país a revelar a canção que em maio levará a Liverpool. Há países, como a França (La Zarra), Chipre (Andrew Lambrou), Israel (Noa Kirel), Países Baixos (Mia Nicolai & Dion Cooper) e Eslovénia (Joker Out) que já indicaram que artistas os representarão, mas cujas canções ainda não foram divulgadas. A próxima final nacional será a da República Checa, a 30 de janeiro.
Texto de Nuno Galopim
https://www.youtube.com/watch?v=uYWhh-E_VPo&t=4s&ab_channel=EurovisionSongContest