Este mês na rádio Brasil 200 não faltam novidades para ouvir.
Entre as Histórias e Lugares do Brasil este mês visitamos, em quatro episódios, as obras em curso no Museu Nacional no Rio de Janeiro. Antigo palácio real e imperial, em grande parte destruído por um incêndio em 2018, o velho edifício tem a sua fachada restaurada. Nuno Galopim passou por lá e, acompanhado pela arquiteta Maria Paula Van Biene revisita a história do antigo palácio, espreita os trabalhos de reconstrução e lança pistas sobre o seu futuro.
O escritor paulista Rafael Gallo, recentemente galardoado com o Prémio Saramago, fala sobre a sua escrita e o significado desta premiação.
O desporto marca presença em conversas de João Gomes Dias com Rochele Nunes (judo), Bárbara Timo (judo), Alex Santos (paracanoagem) e Eduardo Mesquita (líder da Embaixada Flamengo em Lisboa).
Entre os novos programas sobre música há um episódio da Vitrola dedicado ao modo como o Brasil tem sido representado nos discos da Red Hot Organization, um Orelhão focado em edições discográficas de 2022 e, em Isto Aqui, O Que é? ouvimos nova música dos Bel Medula, do projeto Elefante Cinza e de Tatá Aeroplano. Os episódios deste mês de O Meu Brasil são assinados por José Carlos Trindade (da Antena 1), Luís Oliveira (da Antena 3), João Bacalhau (da RDP Internacional).
O professor de filosofia Pedro Duarte apresenta o livro Caetano Veloso – Objeto Não Identificado, que juntou vários ensaios sobre o músico por ocasião do seu 80.º aniversário. A cantora Ana Stetton, que atualmente reside em Portugal, apresenta-nos o seu novo álbum, acabado de editar.
Das memórias de arquivo das várias antenas da RTP ouvimos uma sessão gravada por Silva para a Antena 1, um especial de João Gobern dedicado a Milton Nascimento ou um episódio da série Num País Tropical, de Rui Miguel Abreu, dedicado ao samba.
Os Gritos do Ipiranga, onde Iolanda Ferreira escuta as narrativas de brasileiros emigrados em Portugal, apresentam-nos as histórias de vida de Leonardo, um homem de (ca)fé e Selma, a Agregadora.
Este mês podemos ainda ouvir entrevistas com Gregório Duvivier, Fernanda Montenegro, Clarice Falcão, Nelida Piñon, Reinaldo Moraes ou Carlos Nejar.