Instituído em 2003, o Prémio Carlos Paredes tem como objetivo homenagear um nome ímpar da nossa cultura musical e distinguir trabalhos discográficos de música instrumental não erudita, nomeadamente a de raiz popular, que tenham sido editados no ano anterior a cada edição e incentivar a criação e a difusão de música de qualidade feita por portugueses.
Coube à obra discográfica “Campaniça do Despique”, de Pedro Mestre, a distinção com Galardão Prémio Carlos Paredes 2016.
A cerimónia de atribuição do prémio, decorrerá dia 03 de Dezembro, 21h30 no Centro Cultural do Bom Sucesso – Alverca do Ribatejo, e conta com uma atuação do vencedor.
O Prémio Carlos Paredes reporta a trabalhos discográficos cuja edição tenha tido lugar em 2015 e foi atribuído por um Júri constituído por Vitorino Salomé, Pedro Campos, Ruben de Carvalho e Carlos Alberto Moniz, que analisaram um total de 20 candidaturas.
***
Em 2014, Pedro Mestre editou o seu primeiro disco a solo. Ana Sofia Carvalheda conversou na altura com o músico – compositor a propósito da edição de “Campaniça do Despique”.