Os XVII Jogos Paralímpicos são em Paris de 28 de agosto a 8 de setembro. 22 modalidades, 18 locais de competição, 11 dias de provas, 4400 atletas e 185 Comités Paralímpicos vão marcar presença na capital francesa. Portugal é representado por 27 atletas, 17 homens e 10 mulheres, que competem em 39 provas medalháveis de 10 modalidades: ciclismo, natação, atletismo, canoagem, tiro, powerlifting, boccia, badminton, judo e triatlo. Aqui, conheça, de 1 a 23 de agosto, os atletas portugueses.
também disponível
Carolina Duarte, atleta portuguesa dos 400 metros, vai decidida a conquistar uma medalha em Paris.
Marco Meneses vai disputar em Paris quatro provas: 100 metros costas, 200 estilos, 50 livres e 400 livres. Espera obter bons resultados, em especial na prova de 100 metros costas, onde é segundo do ranking mundial.
Medalha de Bronze no Europeu, 5º classificado no Mundial, o triatleta Filipe Marques, vai aos Jogos Paralímpicos de Paris para tentar conquistar um lugar entre os cinco melhores.
Beatriz Monteiro começou a praticar badminton aos 9 anos. Estreou-se em competições com 13 anos, no torneio internacional de Dublin na Irlanda onde obteve uma medalha de bronze.
Defende as cores da Sociedade de Tiro n.º 2 de Lisboa. Margarida Lapa foi 5º classificada no Campeonato da Europa de Tiro este ano.
Começou na natação, passou pelo, mas, foi no judo que se destacou. O judoca português conquistou no ano passado a medalha de bronze na categoria -73 kg dos Campeonatos Paralímpicos Europeus.
O campeão da europa e do mundo de judo em 2023 vai a Paris à procura de uma medalha. É o atual número 3 do ranking mundial.
Participou em 3 Jogos Paralímpicos em provas de natação. Em Paris, muda-se para o powerlifting, uma espécie de halterofilismo.
Gosta de lutar contra o cronómetro. Foi segundo classificado na prova de 100 metros mariposa e 200 metros estilos no europeu. É também vice-campeão do mundo de 200 metros estilos, título conquistado em Manchester.
Carina Paím atleta rápida, especialista nos 400 metros. Nos últimos mundiais, 2019 no Dubai, e 2023 em Paris, foi medalha de bronze.