Uma historiadora e um escritor. Uma urbana e um rural. Um ilhéu e uma continental. Qual deles o Efeito e qual a Borboleta? Raquel Varela e Joel Neto num programa focado na marcha do mundo e nos seus mais subtis sinais.
também disponível
Nelson Évora e Pedro Pichardo voltaram a zangar-se, e desta vez a conversa azedou ainda mais. Atletas, rivais e naturalizados, discutem, no fundo, se algum é mais português do que o outro. Será?
Entre a pandemia e a ameaça de uma crise inflacionista,os sectores do retalho e da distribuição aproveitam para fazer caixa. Com a guerra em fundo, o cabaz alimentar está caríssimo e as estratégias de marketing obscenas.
O cinema português chega aos Óscares. Mas o que valem, realmente, os chamados «prémios da Academia»? E os prémios criativos em geral – até o Nobel da Literatura? O que vale a premiação no século XXI?
O país discute os direitos à habitação, à propriedade e à proximidade, mas pouco se tem falado da ideia de casa propriamente dita. O que é uma casa? Para que serve? E como determina aquilo que somos?
Continua a bater na trave a lei que pretende criminalizar os autores de maus-tratos a animais. Em que é que os animais se assemelham e distinguem das pessoas? Como deve a Constituição olhá-los?
A polémica em torno do investimento público nas Jornadas Mundiais da Juventude volta a levantar a questão: qual deve ser a posição "de facto" do estado português perante a igreja da Católica? E de jure?
A arte deve ser inclusiva? Invadir um palco é um acto de rebeldia ou de assédio? O que significam acontecimentos em torno da peça "Tudo Sobre a Minha Mãe", da companhia Teatro do Vão?
Chega ao fim o julgamento de Rui Pinto, o hacker dos casos Football Leaks e Luanda Leaks. O que ganhámos e perdemos como ele? E como vamos receber o próximo grande hacker português?
O hino nacional está na berlinda. Mudar o hino ou mudar a história que mudará o hino – eis a questão.
O lançamento do ChatGPT não é apenas um salto em frente nos domínios da inteligência artificial: é a consagração de uma dúvida razoável sobre o futuro da criatividade humana. Que vai ser de nós?