Um programa de conversas em torno do que é a Gastronomia com G maiúsculo, substantivada e rica, mas não apenas sobre a qualidade do prato já terminado e pronto a comer, não, senhora. Cada semana o Refeitório serve um menu exclusivo, pensado para e por uma pessoa diferente capaz de nos encher o tabuleiro de histórias.
também disponível
É transmontano e um estudioso da tradição e gastronomia portuguesas. Dá aulas de História da Alimentação, é investigador na área do Património Alimentar e autor de livros. E tem histórias incríveis para contar.
Trabalha numa agência de comunicação, nas áreas da hotelaria, restauração e vinhos. Adora contar histórias, característica que lhe ficou da formação em Jornalismo, e tem encontrado no Instagram a forma ideal de o fazer.
É dinamarquesa e vive em Portugal. Foi modelo, rececionista e participou no Masterchef, com o sonho de abrir uma empresa de catering. De menina tímida a mulher empoderada, tem hoje uma empresa de sucesso.
É transmontana, começou a cozinhar muito nova e a sua paixão é a cozinha tradicional portuguesa. Teve vários restaurantes de sucesso, que sempre uniram o trabalho e a família, que, diz, são tudo para si.
É um homem do norte, mas vive atualmente na Finlândia. Artista performativo, desde 2006 que integra a gastronomia nas suas performances com o objetivo de elevar arte e a própria gastronomia ao mesmo patamar.
Quis ser músico, mas não tinha jeito. E, como adorava comer, optou pela cozinha. Numa altura de indecisão, entrou para a Escola de Hotelaria e descobriu a paixão que tem pela área, cimentada nas memórias de família.
Tem só 25 anos, mas carrega o peso de uma herança gastronómica: assumiu as rédeas d'O Velho Eurico, em Lisboa, e diz que é a paixão pela comida tradicional que o move. O seu pilar é a família e a tradição a sua casa.
Tinha 24 anos quando se estreou no jornalismo, mas é nos projetos que rodeiam a gastronomia e que enaltecem a tradição que gosta de estar. Escrita, concursos e eventos são só alguns dos lugares que habita.
Começou por procurar a gastronomia na literatura e hoje escreve sobre ela em várias publicações. Gosta de comer, claro. E veio esta semana ao Refeitório lembrar algumas receitas de boa memória.
Desafios, cultura gastronómica, maternidade, exigência da profissão e partilha de segredos: na estreia do programa temos um pouco de tudo, com a Chefe Marlene Vieira.