Como passa uma iraniana o Natal em Portugal? E um norte-americano? E uma ucraniana, ou um neerlandês? São muita as nacionalidades que o nosso país acolhe. Assim o nosso Natal ganha cada vez mais sabores e tradições diferentes, da mesma forma que influencia os costumes dos estrangeiros que escolheram viver em Portugal.
também disponível
Em 1997, num pequeno apartamento na Reboleira, um homem lamentava o cheiro a bacalhau que inundava o prédio. Assim começa a história do primeiro Natal em Portugal de Ljubomir Stanisic. Pedro Miguel Ribeiro foi conhecê-la
A primeira orquestra feminina do Afeganistão viu o seu percurso interrompido pelo governo Taliban. Mas em Portugal, as suas artistas foram acolhidas pela Casa da Criança de Guimarães. O Natal português ajuda-as a sorrir.
Nascida na Ucrânia, Alla Kravchenko radicou-se no Porto e passou o seu primeiro Natal português com apenas 12 anos. Hoje em dia esta designer, fundadora da marca "Nutró", nutre carinho especial pelos dois "Natais".
Piet-Hein Bakker é um nome incontornável da produção televisiva e não só. Apaixonado por Portugal desde 1994, encontra muitas diferenças entre o Natal português e o dos Países Baixos. Pedro Miguel Ribeiro ficou a saber.
Mayra Andrade traz na bagagem memórias de Natais em Cuba, Cabo Verde, Senegal, Alemanha, França, e Portugal. A cantora e compositora viaja com Pedro Miguel Ribeiro à infância, e ao Natal passado em casa dos avós.
Laleh Esteki é professora, tradutora, assistente educativa na Fac. de Engenharia do Porto,
e trabalha com o Alto Comissariado para as Migrações. Pedro Miguel Ribeiro foi saber como esta iraniana passa o Natal em Portugal.
Lucy Pepper, ilustradora, escritora e criativa, vive há mais de 20 anos em Portugal. Apaixonada pela nossa gastronomia, defende ainda assim tradições inglesas como o "Christmas Pudding". Pedro M. Ribeiro foi saber mais.
Richard Zimler forjou o seu modo de passar o Natal entre EUA e Portugal, e entre a cultura judaica e cristã.
Pedro Miguel Ribeiro foi saber o que o escritor aprecia no Natal à moda portuguesa. Ele só dispensa... o frio!