Um Chão Comum é o novo podcast do CCB e que assinala os 30 anos desta instituição. Quinzenalmente, Inês Maria Meneses estará à conversa com personalidades do panorama cultural português, abordando questões ligadas à missão do CCB.
também disponível
A poeta e performer e o artista plástico são os convidados deste episódio de Um Chão Comum - 30 Anos de CCB, onde se debate o activismo na cultura.
Que questões nos coloca a arte contemporânea? Que limites estabelece? Neste episódio, tentamos responder a estas e outras questões.
A administradora do CCB e o presidente da Fundação Arpad Szenes - Vieira da Silva discutem modelos de financiamento no sector cultural.
A importância dos grandes festivais, evocando a memória de Mega Ferreira. Viveremos ainda na ressaca da Expo 98? Responde a comissária portuguesa para Osaka 2025 e o diretor da Antena 1.
Programar as cidades é um desafio. Será um acto político? A possibilidade da escolha é um trunfo que merece muita ponderação? Refletimos com os nossos convidados sobre essas e outras questões.
Nos 30 anos do CCB, continuamos a lançar questões que nos projetam o futuro: a localização de um polo cultural pode determinar a sua relevância? Conversa com os arquitetos Inês Lobo e Ricardo Bak Gordon.
Um Pensamento em fim de ciclo? O encontro entre um filósofo e um encenador e dramaturgo, em mais um episódio da série que assinala os 30 anos do CCB.
Vamos perceber como os influenciadores podem criar fenómenos, proporcionar uma relação sustentada entre o seu público e o acesso à cultura, e limar escolhas, sabendo que as fazem também em consciência.
Saberá a sociedade lidar com a diferença, seja ela de que natureza for? E os equipamentos culturais? A Diretora Artística da Largo Residências e a Head of Academy da Access Lab, são claras nas respostas e nas soluções.
Antes da pandemia, os portugueses tinham baixos consumos culturais, diz um estudo do Instituto de Ciências Sociais da UL. Será que essa tendência se inverteu? Será que faz sentido falar em educação para a arte?