Conversas com os portugueses espalhados pelos quatro cantos do mundo. Como vivem, o que fazem, o que os levou a optarem por sair de Portugal. Histórias contadas à jornalista Alice Vilaça.
também disponível
A história da Ana Sousa pode resumir-se numa frase, "foi uma oportunidade que lhe deu a possibilidade de conhecer um novo mundo". Começou há 10 anos e está para durar, em Auckland, na Nova Zelândia.
A história da Ana Sousa pode resumir-se numa frase, "foi uma oportunidade que lhe deu a possibilidade de conhecer um novo mundo". Começou há 10 anos e está para durar, em Auckland, na Nova Zelândia.
20 anos depois de ter saído de Portugal, a Carla Sofia Amado voltou ao ponto de partida, a Alemanha. Diz que foi como voltar a casa. Itália e Espanha também fazem parte desta história que a Carla resume em gratidão.
A curiosidade é o motor que move a Ana Teresa Martins desde 1999, primeiro a vizinha Espanha e desde 2012 na Dinamarca. Uma história onde cabem todas as palavras em português.
Em dia de aniversário a Miriam Vasconcelos conta-nos a experiência que vive em Inglaterra há 10 anos. Nem sempre foi fácil e é por isso que a Miriam escolhe a palavra Obrigada para resumir a ultima década.
É com a palavra "turbulência" que a Elisabete Antunes resume os 7 anos de vida no Reino Unido, primeiro Inglaterra e depois Escócia. Saiu de Portugal "contrariada", mas confessa que agora está feliz.
À boleia do futebol o Carlos Vaz Pinto chegou à India em Julho do ano passado. Na mala leva 3 outras experiências: Angola, Etiópia e Quénia. O apito inicial desta história aconteceu em 2012.
A crise em Portugal e a ideia da oportunidade em Moçambique levaram a Maria Gomes a deixar o nosso país em 2010. O inicio não foi fácil, mas passados 13 anos, sentre-se em casa e resume a experiência na palavra incrivel.
O Bruno Antunes foi para a Bélgica atrás de um sonho, ser treinador de futebol. Já lá vão 5 anos de uma experiência que o Bruno resume na palavra desafio.
O nome do meio da Josélia Neves é emigrante. Aos 50 anos, em 2014, chegou ao Qatar com a cabeça cheia de preconceitos. Hoje sente-se em casa e é com outros olhos que olha para este país.