Conversas com os portugueses espalhados pelos quatro cantos do mundo. Como vivem, o que fazem, o que os levou a optarem por sair de Portugal. Histórias contadas à jornalista Alice Vilaça.
também disponível
Hoje vamos até aos Países Baixos para conhecer o Fernando Santos. Uma aventura que começou em 2012, precisamente na Holanda. Uma aventura que o levou à Bélgica e aos EUA. Uma aventura “confortável” .
É na palavra missão que a Vera Fonseca resume a história que escreve na língua de Camões fora do nosso país. Já esteve na Holanda, no Chile e está na Suécia há quase 5 anos.
30 anos depois de ter saído de Portugal, o José Luís Carvalho diz que Andorra não é casa porque lhe falta o mar. Mas tem sido uma experiência e tanto, e que tanto lhe tem dado.
O Sandro Figueiredo traçou o caminho a seguir e de alguma forma cumpriu. Primeiro Lisboa e desde há 6 anos os EUA. O amor deu uma ajuda, mas a resiliência foi fundamental.
O Micael Figueiredo saiu de Portugal em 1998. Depois de 6 anos na Alemanha, regressou a Portugal, mas em 2015 rumou à vizinha Espanha. Sente-se em casa e é por lá que vai continuar a "colecionar" experiências.
A Ana Ferreira chegou à Suíça há pouco mais de um ano. Confessa que um ano parece muito tempo, que o processo de adaptação não foi fácil, mas que este último ano a ensinou a confiar. Nela e nos outros.
A Tânia Pinho aceitou um desafio profissional e mudou-se para Moçambique. A ideia era ficar 3 anos, já lá vão 17. Numa palavra, uma aventura!
É na palavra viagem que a Margarida Saraiva resume quase 40 de vida em Macau. Uma viagem que começou na infância, uma a viagem que a Margarida ainda não sabe onde vai terminar. Mas sabe que vai continuar.
A Joana Valério chegou a Viena, na Áustria no início deste ano, é uma experiência que vai durar 4 anos. A adaptação está a correr bem, mas a Joana confessa que tem sido uma aventura.
A Inês Martins está na Turquia há 1 anos e meio. Não fosse a barreira da língua e diria que se sente em casa. Inglaterra, Itália, Tunísia, Servia e Alemanha, experiência que se resumem na palavra conhecimento.