Conversas com os portugueses espalhados pelos quatro cantos do mundo. Como vivem, o que fazem, o que os levou a optarem por sair de Portugal. Histórias contadas à jornalista Alice Vilaça.
também disponível
De projeto em projeto, de país em país e já lá vão mais de 30 anos desde que a Antónia Monteiro saiu de Portugal. Holanda, Escócia, EUA e desde há 10 anos que está em Singapura. Tudo por causa das borboletas.
O pontapé de saída na história do Paulo Meneses aconteceu em 2011 na vizinha Espanha. Uma experiência que o levou a "tocar o céu". Seguiram-se o Panamá, o Laos e a India antes de chegar ao Líbano em 2022. Um desafio.
Foi há 7 anos que a enfermeira Patricia Naré se mudou com a familia para Inglaterra. Por lá encontrou realização, progressão na carreira e qualidade de vida. Uma aventura em familia para continuar.
Portuguesa no Mundo desde o berço, a Ana Calvão nunca teve o objetivo de viver fora de Portugal, mas o amor trocou-lhe as voltas. Está na Noruega desde 2011. Sente-se em casa, mas sente que "falta alguma coisa em casa".
À boleia da música a Andrea Conangla "contrariou" o destino e foi para a Alemanha. Hoje os projetos da Andrea passam também por Portugal. Segundo ela, uma "migalha" neste "pão gigante" que a vida.
Foi em plena pandemia que o Tiago Serra se mudou para a Áustria em Julho de 2020. Queria ter uma experiência internacional, mais qualidade de vida e viver com a namorarda que já lá vivia.
Sair de Portugal não era um objectivo, mas quando a oportunidade surgiu o João Machado disse sim. A aventura e a descoberta começaram em 2019 e para já, vão continuar na cidade de Amesterdão, nos Países Baixos.
Foi a procura por um futuro melhor que levou a Tatiana Costa para Inglaterra em 2015. Nem tudo foi fácil e a Tatiana pensou mesmo em desistir e por isso escolhe a palavra luta para resumir esta experiência.
A Eugénia Neto trocou um sonho por outro e no início de 2022 foi "rodar" o filme da sua para Nova Iorque, nos EUA.
Fora de Portugal há 10 anos, o Tiago Barbosa está agora no Quénia. Uma história de português no mundo que se escreve em África , que começou no Malawi, com passagem pela Zâmbia e pelo Ruanda.