Conversas com os portugueses espalhados pelos quatro cantos do mundo. Como vivem, o que fazem, o que os levou a optarem por sair de Portugal. Histórias contadas à jornalista Alice Vilaça.
também disponível
A Sara Plácido está em Zurique na Suíça, desde 2019, para onde se mudou por amor. Deixou para trás o país pelo qual se apaixonou, Espanha, e onde começou a aventura de portuguesa no mundo em 2014.
A Rafaela Carapeto está na Irlanda há 10 anos. Confessa que quando chegou a Cork, achou que aquele país não era para ela. Agora, quando olha para trás diz que custou, mas que valeu a pena. Sempre com coragem.
A Nancy Lemos Reis tem no ADN o gene da emigração. Nasceu na Venezuela, veio para Portugal aos 12 anos, fez ERASMUS na Finlândia e está em Itália há 14 anos. Um caminha feito com resiliência.
"Vou para casa" é assim que o Martinho Moniz olha para o caminho que tem feito desde que saiu de Portugal em 2009. Um caminho que o levou a Hong Konh e que desde 2011 se faz em Macau. Sem perder de vista Portugal.
O Pedro Custódio saiu de Portugal em 2009, começou esta viagem em Singapura, passou pela Indonésia, EAU, Alemanha, Inglaterra e há 7 meses chegou à Malásia. 14 anos de gratidão.
Em Moçambique desde 2014, a Juliana Santos conta que aprendeu a olhar a vida com outros olhos e conta também que ainda não chegou a hora de regressar a Portugal. Uma experiência de aprendizagem em família.
É com orgulho que o Leonardo Oliveira conta a sua história de português no mundo. Uma história que começou em 2013, achava o Leonardo que seria por 2 anos. Uma década depois continua em Inglaterra.
É na palavra descobrir que o Guilherme Oliveira encontra a definição da experiência que está a ter. Uma experiência que começou em, 2008 em Moçambique e que está para durar em Hilversum, nos Países Baixos.
A Aida Duarte está nos EUA desde 2015, esta é a 3ª experiência da Aida que não esconde que foi a que teve o processo de adaptação mais difícil e confessa que é precisa coragem para sair do nosso país.
É com a palavra resiliência que a Bárbara Carvalho resume a história de portuguesa no mundo que está a viver na Noruega desde 2016. Uma experiência, agora em família. que está para durar.