A Antena 1 vai fazer uma ampla cobertura das Eleições Autárquicas de 2025, que se realizam a 12 de outubro, com debates ao vivo, reportagens nos concelhos, análises da imprensa regional e temas sociais que marcam a campanha em todo o país.
Este domingo (12 outubro), a Antena 1 abre emissão especial a partir das 19 horas. A emissão especial será conduzida pela editora de política Natália Carvalho, terá repórteres em diversas sedes de campanha, correspondentes espalhados pelo país e vários convidados. À medida que foram sendo contados os votos, uma contagem que será seguida de perto pelo jornalista António Jorge, vamos ouvir a opinião de:
- Patrícia Oliveira, vice-coordenadora do Observatório Político e professora universitária da Universidade Lusófona;
- Rita Figueiras, investigadora na área da Comunicação Política, professora na Universidade Católica Portuguesa;
- Gustavo Cardoso, professor catedrático de Ciências da Comunicação no ISCTE;
- Filipe Luís, comentador RTP e subdiretor Visão;
- Filipe Teles, doutorado em Ciências Políticas, pró-reitor para o desenvolvimento regional e política de cidades, Universidade de Aveiro
- António Capucho, antigo secretário-geral do PSD, ex-presidente da câmara de Cascais;
- Edite Estrela, socialista, ex-presidente da Câmara Municipal de Sintra
Já na segunda-feira (13 outubro) de manhã, como acorda o país depois das eleições autárquicas? Ficou pintado com que cores?
A Antena 1 terá emissão especial a partir das 7h. Um emissão especial que será conduzida pela jornalista Eduarda Maio e que terá reportagem e comentário. Ao longo da manhã vamos ouvir a título de exemplo:
- Carlos Coelho, social-democrata, vice-presidente do PSD, ex-eurodeputado
- Bernardino Soares, PCP, foi deputado e presidiu à Câmara Municipal de Loures entre 2013 e 2021
- José António Vieira da Silva, socialista, desempenhou as funções de ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e integra a Comissão Política Nacional do PS
- Carlos Magno, coordenador autárquico do Chega e secretário-geral adjunto do partido (candidato nestas eleições à autarquia de Almada)
- Rodrigo Saraiva, deputado da Iniciativa Liberal
Haverá ainda uma edição especial do programa “Entre Políticos”, conduzido pelo jornalista João Alexandre, com deputados de diferentes partidos, a partir das 10h.
Debates da Rádio
Dia 29, a rádio pública realizou um grande debate na Casa da Música, com os candidatos à Câmara Municipal do Porto.
Dia 6 de outubro, foi a vez de juntar os candidatos à Câmara de Lisboa, no Hall da Reitoria da Universidade de Lisboa.
Nas manhãs de campanha eleitoral, vamos, depois das notícias das 10 horas, até à “Praça Central” com oito retratos alargados dos concelhos de Sintra, Vila Nova de Gaia, Setúbal, Évora, Coimbra, Faro, Albufeira e Covilhã. Reportagens junto da população, sociedade civil e candidatos, focando as principais propostas políticas sobre habitação, impostos municipais, apoios sociais, limpeza, trânsito, integração de imigrantes, espaços públicos, transportes e cultura.
Às 11 horas abrimos um espaço de análise. Em “Página Aberta”, o jornalista António Jorge vai conversar com jornalistas da imprensa regional para avaliar o andamento da campanha no país. O que é notícia em cada concelho? Quais as questões-chave da eleição?
Da parte da tarde, “Vamos A Votos”, de segunda a sexta às 17h30, e às 13h ao fim-de-semana, no jornal de campanha, com edição de Natália Carvalho. Os sons do dia, as reportagens em cada concelho, a volta dos líderes nacionais. Depois, às 18h38, há “Postal da Terra”. Retratos temáticos diários dos concelhos de Odemira, Grândola, Espinho, Silves, Bragança, Aveiro, Melgaço, Porto Moniz e Funchal (Madeira), Nordeste (São Miguel, Açores). A abordagem é feita por temas, em função das realidades locais, por exemplo a imigração em Odemira ou locais que tiveram a maior ou a menor abstenção, etc. Retratos feitos com referências políticas, mas sem presença dos candidatos.
O compromisso da Antena 1
Ao longo desta operação especial, a Antena 1 estará no terreno, ouvindo as pessoas e dando palco às vozes locais, expondo as propostas dos candidatos e promovendo o debate democrático. Pretende-se fortalecer a participação cívica, informar os eleitores e contribuir para uma decisão mais informada no dia 12 de outubro, quando 308 municípios e mais de três mil freguesias elegem os seus representantes.