Mafalda Anjos regressa à Antena 1 com um novo programa e podcast: uma análise da frustração popular com o sistema capitalista democrático. “Anatomia do Ressentimento” já está disponível em todas as plataformas de streaming; pode ser ouvido depois do noticiário das 23h, na emissão da rádio pública, em substituição de “A Década de Todas as Aventuras”, formato de João Lopes.
“No início dos anos 90, parecia encontrada a fórmula perfeita para a organização social próspera. Esta fórmula – à qual, por exemplo, o politólogo Francis Fukuyama chamou “Fim da História” – juntava a paz, a democracia e o capitalismo”, explica a jornalista e comentadora. “Duas décadas depois, ficou claro que este casamento feliz não duraria para sempre, ou pelo menos, passaria por crises intensas. A ideia de fim da história era, mais do que otimista, um tiro ao lado.”
As 13 partes deste programa e podcast ajudam a entender as consequências disso no seio das populações. “A desilusão e a exigência de dignidade traduziram-se de diversas formas, nomeadamente através do nascimento de movimentos sociais inorgânicos, orgânicos ou partidos políticos mais radicais”, diz Mafalda Anjos à Antena 1. O “ressentimento” torna-se “um combustível poderoso” nas mãos de “populistas hábeis, tanto na esquerda radical, como, nos últimos anos, com mais sucesso na direita radical”
Populistas estes que, muitas vezes, apenas apontam respostas simples para os problemas complexos que geram esse ressentimento. Algo que parece não causar mossa junto do seu eleitorado, porque a política do ressentimento assenta sobretudo na exploração da emoção, e não na razão, na história, na lógica ou até nos factos.
É sobre a “emoção propriamente dita” que se debruça no primeiro episódio, com o psiquiatra Gustavo Jesus e a escritora Dulce Maria Cardoso, “para tentar perceber de onde vem e como pode ser gerido.” Cada conversa conta sempre com dois convidados, que “garantem qualidade e mundividência”, somados numa lista com que Mafalda Anjos se diz “muito satisfeita”.
José Pacheco Pereira, Bernardo Pires de Lima, Susana Peralta, Jaime Nogueira Pinto, Brito Guterres, Catarina Reis Oliveira e Pedro Magalhães são alguns dos nomes que se farão ouvir em “Anatomia do Ressentimento”. E os próximos episódios atravessam muitas outras temáticas: desde as elites e as desigualdades sociais até às aspirações falhadas, passando pelos jovens, a desesperança e as guerras culturais.