De Alcáçovas à Liberdade é o novo episódio do podcast e programa Antena 1 De Cravo ao Peito. Foi no dia 9 de Setembro de 1973 que os 136 oficiais, reunidos num monte alentejano perto de Alcáçovas, decidiram criar um movimento apartidário e independente, com um programa próprio cujo objectivo era derrubar o regime e libertar o país da ditadura. O Movimento de Capitães recuperou o prestígio militar junto da população, deixando de ser o suporte da Guerra Colonial.
Os capitães Carlos Matos Gomes, Jorge Golias e Vasco Lourenço recordam as movimentações ilegais dos militares que começavam a desenhar “as portas que Abril abriu” até à conquista da Liberdade no dia 25 de Abril de 1974.
Enquanto os militares avançavam com o Movimento, crescia entre políticos o desejo de liberdade e o entendimento de quem se opunha ao regime: Álvaro Cunhal e Mário Soares reuniram-se em Paris, pela segunda vez.
O dirigente histórico do PCP Carlos Brito recorda esse período e os vários encontros entre comunistas e socialistas.
De Cravo ao Peito, com autoria e realização de Mário Galego, encontra-se disponível em podcast e na RTP Play.
Este sábado (9 setembro), depois das notícias das 12h, a Antena 1 realiza uma sessão evocativa desta Reunião do Movimento dos Capitães. Emissão especial, no âmbito das comemorações do 50.º aniversário do 25 de Abril, conduzida por Mário Galego, Paulo Nobre e Rita Fernandes.