Estabelecido pelas Nações Unidas em 1972, na conferência de Estocolmo, o Dia Mundial do Ambiente tornou-se uma plataforma global que apela à sensibilização e à ação da comunidade mundial para a proteção do ambiente. Francisco Sena Santos e o professor Filipe Duarte Santos, autores do programa A Escala do Clima, estiveram hoje nas manhãs da Antena 1 para falar desta efeméride.
Liderado pelo Programa das Nações Unidas para o Ambiente, o Dia Mundial do Ambiente foi assinalado pela primeira vez em 1973, precisamente no mesmo dia em que no ano anterior teve início a Conferência de Estocolmo, que se realizou no ano anterior. A data escolhida para a efeméride coincide com o primeiro dia da histórica cimeira. Essa primeira grande conferência sobre o meio ambiente, que marcou um ponto de viragem no desenvolvimento da política ambiental internacional, tinha como objetivo forjar uma perspetiva comum básica sobre a forma de enfrentar o desafio de preservar e melhorar o ambiente.
Este ano, que marca também o 50.º aniversário desta efeméride, o tema e foco central incidem sobre as soluções para combater a poluição por plástico. Todos os anos, os eventos relacionados com este dia têm um tema específico que aborda questões ambientais urgentes e destaca áreas nas quais é necessário agir. Segundo dados da ONU, mais de 400 milhões de toneladas de plástico são produzidos todos os anos, metade das quais é concebida para ser utilizada apenas uma vez. Desse total, menos de 10% é reciclado. Estima-se que de 19 a 23 milhões de toneladas acabem em lagos, rios e mares. Atualmente, o plástico inunda os aterros sanitários, vai parar aos oceanos e é transformado em fumos tóxicos, o que o torna uma das maiores ameaças ao planeta. De resto, o que é menos conhecido é que os microplásticos chegam aos alimentos que comemos, à água que bebemos e até mesmo ao ar que respiramos. Estima-se que cada pessoa consuma mais de 50 mil partículas de plástico por ano – e muito mais se for considerada a inalação.
Embora não seja a única medida de preservar o ambiente, a política dos 3R (reduzir, reciclar e reutilizar) é um importante contributo para a redução da produção de lixo e, por consequência, para a melhoria ambiental. Nesse sentido, o Dia Mundial do Ambiente mostrará como os países, as empresas e os indivíduos estão a aprender a utilizar o plástico de forma mais sustentável, conferindo esperança de que um dia a poluição por plástico tenha um fim.
Texto de Nuno Camacho
Todas as quartas-feiras na Antena 1, depois das 23h, pode ouvir A Escala do Clima: programa em que Francisco Sena Santos e Filipe Duarte Santos avaliam a temperatura do planeta. Disponível em todas as plataformas de streaming e na RTP Play.