Vamos conhecer o quarto adversário de Portugal neste Campeonato da Europa. É a Eslovénia, um dos poucos países do mundo onde podemos fazer ski e ir à praia no mesmo dia.
Pedro Miguel Ribeiro fala-nos de história, idioma, cultura, sabores e futebol do nosso oponente no Euro 2024. Ouça a reportagem e leia abaixo alguns dos principais factos sobre a Eslovénia.
História
A Eslovénia sempre fez parte de vários reinos
e Impérios, culminando com o Austro-Hungaro, que integrou até à desagregação deste no final da I Guerra Mundial, em 1918.
Nessa altura, tornou-se parte da Jugoslávia
e, apesar das invasão nazi, continuou parte desse país até à altura da Guerra da Jugoslávia em 1991.
O idioma esloveno
Pertence ao grupo das línguas eslavas do sul, como o sérvio ou o croata, mas usa o alfabeto latino. Há três idiomas oficiais: o esloveno, o húngaro e o italiano.
Olá/Adeus = Zdravo/Nasvidenje
Obrigado = Hvala vam
Por favor = Prosim
Golo = Gol
Cultura
A Eslovénia é dos países mais verdes e ecológicos do mundo. Quase 60% da Eslovénia é território florestal.
O país é conhecido pela espeleologia: a Gruta de Vilenica é a gruta com acesso para turistas mais antiga da europa, com visitas abertas desde 1633. As Cavernas de Skocjan são um autêntico canyon subterrâneo,
dos maiores do mundo.
Gastronomia
Na Eslovénia, há uma apetência muito grande por caça. Veado e até urso podem fazer parte do menu.
Há os struklji, ou a potica, com recheios salgados ou doces. O mel também é muito popular. Há 90 mil apicultores e até mesmo variedades de abelhas únicas para produção do mel.
Futebol
O melhor futebolista esloveno da história da Eslovénia independente, ou pelo menos um dos melhores tem uma relação fortíssima com Portugal: chama-se Zlatko Zahovič.
Até março deste ano, Portugal nunca tinha defrontado a Eslovénia. Depois da fase de grupos, a seleção nacional foi derrotada pela Eslovénia por 2-0.