Um depósito a prazo é um produto bancário que pressupõe a entrega de dinheiro a um banco por um prazo acordado. No final desse período, o banco está obrigado a devolver o valor depositado acrescido dos juros que forem devidos – a remuneração do depósito.
Antes de contratar um depósito a prazo, leia a informação disponibilizada pelo banco (em particular, a Ficha de Informação Normalizada ou FIN) e compare alternativas. Confirme se as condições do depósito são adequadas ao que pretende e tome uma decisão informada.
Um dos principais critérios a ter em conta nesta escolha é a taxa de remuneração do depósito, a Taxa Anual Nominal Bruta (TANB). A TANB é uma taxa anual, ou seja, representa a remuneração do depósito ao fim de um ano, independentemente da duração do depósito. Para saber quanto irá receber em juros, deve ter em conta o prazo do depósito e os impostos a pagar
Verifique também se o depósito permite levantar o dinheiro antes de terminar o prazo (ou seja, a mobilização antecipada) e em que condições. Quando a mobilização antecipada é possível, o depositante, em regra, perde os juros que ainda não foram pagos.
Há duas características comuns a todos os depósitos a prazo que importa conhecer:
- São produtos com capital garantido. O banco está obrigado a devolver a totalidade do dinheiro que foi depositado no final do prazo do depósito ou no momento da mobilização antecipada (caso esteja prevista).
- Em caso de falência ou insolvência do banco, os depósitos estão protegidos pelo Fundo de Garantia de Depósitos até ao montante máximo de 100 000 euros por banco e por depositante.
Saiba mais no Portal do Cliente Bancário e utilize o simulador de juros nos depósitos bancários para comparar a remuneração de diferentes depósitos a prazo.