As notas danificadas por inundações ou outras causas acidentais podem ser recuperadas pelo serviço de valorização de notas do Banco de Portugal. Este é um serviço público gratuito, ao qual particulares e empresas podem aceder.
O Banco de Portugal analisa as notas e, desde que se cumpram os requisitos necessários, devolve o valor das mesmas aos proprietários.
Se tem notas danificadas, pode entregá-las presencialmente numa das tesourarias de atendimento ao público do Banco de Portugal. As tesourarias estão localizadas em Lisboa, Porto, Braga, Coimbra, Évora, Faro, Viseu, Funchal e Ponta Delgada.
Em alternativa, pode enviá-las para o Banco de Portugal, através de correio registado com “serviço especial de valor declarado”. Para tal, necessita de dois envelopes:
- No primeiro envelope, deve colocar as notas a recuperar. No exterior, tem de escrever “contém numerário” e discriminar, o melhor possível, as notas incluídas no envelope;
- Este envelope deve ser fechado e colocado dentro do segundo envelope, no qual deve incluir uma cópia do seu documento de identificação, a sua morada completa e os dados para a realização de transferência bancária. Pode ainda indicar o seu número de telefone e e-mail.
A carta deve ser enviada para:
-
- Banco de Portugal
-
- Departamento de Emissão e Tesouraria
-
- Unidade Central de Operações com Numerário
-
- Apartado 2001
-
- 1100-012 Lisboa
O Banco de Portugal irá analisar as notas e garantir que cumprem as seguintes condições:
- As notas devem ser genuínas. O valor não será devolvido no caso de notas falsas.
- Tem de ser possível reconstituir mais de 50% da nota. Não o sendo, terá de entregar uma prova da destruição da parte da nota em falta (por exemplo, um auto de ocorrência da polícia).
- O Banco de Portugal irá também confirmar que a nota não foi propositadamente destruída.
Comprovados todos os requisitos, é apurado o valor a devolver. Esse montante será diretamente depositado na sua conta, caso tenha indicado os dados para a realização da transferência bancária no seu pedido.
Se não tiver fornecido o seu IBAN, será notificado de que deve dirigir-se a qualquer tesouraria do Banco de Portugal para receber o valor a ser devolvido. Saiba mais no site do Banco de Portugal.