Vamos conhecer o segundo adversário de Portugal neste Campeonato da Europa. É a Turquia, um dos poucos países do mundo que fica em dois continentes ao mesmo tempo. É a Turquia, que internacionalmente gosta de ser chamada de Türkiye
Pedro Miguel Ribeiro fala-nos de história, idioma, cultura, sabores e futebol do nosso segundo oponente no Euro 2024. Ouça a reportagem e leia abaixo alguns dos principais factos sobre a Turquia.
História
É na Turquia que fica Çatalhuyuk, provavelmente a cidade mais antiga do mundo, fundada há 9000 anos.
Há quatro grandes eras da história Turca: o período Romano, o período do Império Bizantino, o período do império Otomano (que durou até ao final da I Guerra Mundial), e a moderna república turca. Depois do fim do Império Otomano, o vazio de poder entre as potências ocupantes e as ruínas da autoridade Otomana, surge o Movimento Nacional Turco liderado por Mustafa Kemal Ataturk que instaura, em 1923, a moderna República turca.
O idioma turco
Junta herança árabe e persa com um alfabeto parecido ao nosso. O alfabeto turco tem 29 caracteres, muitos deles que nos são estranhos como ș, ou o ü.
A palavra “quiosque”, que utilizamos muito, vem de “kiosk”, que são os pequenos pavilhões hexagonais ou octagonais que eram usados pelos nobres otomanos, sobretudo no verão.
A maior palavra turca tem 70 letras e é “”muvaffakiyetsizleştiricileştiriveremeyebileceklerimizdenmişsinizcesine”.
- Olá/Adeus = Merhaba/Güle Güle
- Obrigado = Teşekkürler
- Por favor = Lütfen
- Golo = Gol
Cultura
Devemos muito à Cultura turca, desde hábitos de higiene como os banhos de vapor.
As tulipas, que associamos aos Países Baixos, foram importadas de Istambul no século XVI.
A figura do Pai Natal baseia-se na figura de São Nicolau de Mira, um bispo cristão que vivia na região da Lycia, no Império Bizantino que agora é território Turco.
Gastronomia
5 copos de chá por dia, döner kebab, baklava e Lokum — o Turkish delight.
A cozinha turca é rica em massas, vegetais, carnes, peixes e doces, e reflete a riqueza tanto do Oriente como do Ocidente.
Futebol
A Turquia atingiu o terceiro lugar no mundial de 2002, e as semi-finais no Euro 2008.
Não venceu nenhuma das seis partidas oficiais contra Portugal.