Para os alunos de jornalismo, este é um dos princípios: os jornalistas não são notícia. Ou seja, não devem usar o seu poder na busca de protagonismo – mas, afinal de contas, não há oportunidades legítimas para nos focarmos na figura do repórter? “Mesmo que seja difícil reconhecerem-se como tal, eles são atores do jogo mediático”, diz a jornalista Susana Barros, autora do novo podcast da Antena 1 que explora “a forma como a realidade chega aos cidadãos”.
O título é “Fora da Cacha” (“cacha”, com esta grafia, significa o furo ou a primeira mão que todos os repórteres) e “dirige-se a todos aqueles que têm interesse em compreender a dinâmica dos media”. Isso implica que os trabalhadores do mundo da comunicação “pensem e discutam sobre as condições em que desenvolvem a sua atividade”, como explica Susana Barros. “É um exercício de responsabilidade social. Este podcast pretende ser um espaço de debate esclarecido e informado sobre o processo de comunicação, na medida em que esta desempenha um papel fundamental na construção social da realidade.”
Não só jornalistas, os profissionais chamados a estúdio incluem investigadores académicos, consultores e assessores de comunicação, publicitários: “todos aqueles que desenvolvem a sua atividade no chamado ecossistema mediático”. No primeiro episódio, Susana Barros recebe os jornalistas David Dinis e Margarida Davim, com vista a desconstruir a “bolha política”. Como se noticia o que se passa nos corredores do poder? Como se constroem os factos político-partidários? Como se relacionam jornalistas e fontes políticas?
No decorrer da série, haverá espaço para abordar a emoção no jornalismo desportivo, a inteligência artificial nas redações, o domínio do comentário político no espaço público, a subrepresentação feminina no espaço público, influencers, e muito mais. A cada quinta-feira, com um novo episódio, pensamos “Fora da Cacha”.