O que une Afonso Reis Cabral, Capicua, Margarida Pinto Correia, Rafael Gallo e Selma Uamusse? Todos estes nomes integram o painel de “Cinco à Quinta”: um novo programa para ouvir na Antena 1. Cinco personalidades distintas, cada um à sua vez, trazem convidados para pensar e refletir os temas que mexem connosco. À quinta-feira, sempre depois das notícias das 23h, descomprima neste novo espaço de partilha e de ideias.
Esta não é a primeira vez de Afonso Reis Cabral, autor do premiado livro “Pão de Açúcar” (2018), na rádio pública. Depois de co-apresentar “Biblioteca Pública”, diz ter ficado “com vontade de voltar. Alegra-me o regresso, sobretudo num painel com este conceito em grande liberdade e com [estes] anfitriões”. Ao microfone, o atual presidente da Fundação Eça de Queiroz aproveitará essa carta branca para falar de “interesses, obsessões e pancas, na esperança de que se tornem também interesses, obsessões e pancas de quem nos ouve.”
“Desde os problemas do processo criativo, começando pelos bloqueios artísticos,” antecipa à Antena 1, “até temas como naufrágios e casas abandonadas, passando por algumas histórias de vida impressionantes”. O primeiro episódio, centrado nos bloqueios de escrita, tem como convidado o escritor João de Melo. Para breve, podemos esperar uma conversa sobre um naufrágio…