As horas sucedem-se e nós atravessamos o tempo com novas questões” — é assim que o novo podcast da Antena 1 com o CCB, “As Horas”, se apresenta. Apresentados por Inês Maria Meneses, os episódios mensais dão a conhecer o dia e os dias de quem chega ao Centro Cultural de Belém para nos revelar a sua obra.
“O tempo é a fotografia que nunca tiramos. Sou fascinada pelo tempo e pela linha cronológica que ocupamos e que fazemos, e cada um traça a sua. Penso que às vezes nem paramos para refletir sobre a impressão que estamos a deixar enquanto vivemos”, diz-nos a apresentadora sobre este conceito de “tempo”, e como se viu influenciada livro de Michael Cunnigham e pelo filme que se seguiu de Stephen Daldry, um puzzle temporal onde a vida de três mulheres se cruzam.
Também neste podcast, cruzam-se artistas, comunicadores, personalidades que chegam ao CCB para revelar as suas obras. Dos que já passaram pelo CCB, Inês destaca vários artistas que continuam a inspirá-la: dos Artistas Unidos ao Paulo Ribeiro, dos Einsturzende Neubauten a Francesca Woodman ou Nan Goldin: “O CCB continua a ser um espaço de liberdade e criatividade”.
“As Horas” chega à Antena 1 um ano depois de “Um Chão Comum”, podcast de celebração de 30 anos do CCB. “Continuamos a querer documentar um tempo, a construir pensamento, reflexão e análise” e, nesta nova parceria, há esta premissa mais evidente de registar um momento, vários. “É muito interessante, por exemplo, identificar a hora ou o momento em que determinado/a convidado/a viu a sua carreira ganhar relevância ou haver quase uma epifania em relação ao rumo da sua vida. Aqui fala-se da obra mas também se tenta perceber que hora foi decisiva para cada um”.
O primeiro episódio, cujos convidados são Aida Tavares, diretora artística para as artes performativas do CCB e o humorista Ricardo Araújo Pereira, já está disponível.