Dia Mundial da Poesia: uma efeméride que, desde 1989, exalta a livre criação de ideias e o poder da linguagem. Como decidiu a Antena 1 celebrá-la nesta última terça-feira (21 março)? Em conversa com um poeta, dedicando toda a nossa atenção à palavra em verso — não o verso que se fica pelo papel, mas aquele que adquire forma musical, que se suspende no fio da melodia.
Carlos Tê, parceiro criativo de Rui Veloso, dos Clã e de outros artistas nacionais, foi o convidado de Noémia Gonçalves na tarde da Antena 1. Um diálogo para desmistificar a poesia: mais do que algo fechado e intelectual, uma presença constante na nossa vida quotidiana, sem que muitas vezes nos apercebamos.
“É preciso ter em mente que as palavras vão ser sobretudo dirigidas a um cantor, e que sem cantor não há canção. A canção é só uma possibilidade enquanto não for cantada”, disse o escritor e letrista, numa entrevista que passa ainda pela influência de Natália Correia por via de José Mário Branco, ou pela dimensão mais egoísta da composição. Ouça-a abaixo.