Logo pela manhã (pelas 09h40), Pedro Miguel Ribeiro esteve em direto da Azinhaga do Ribatejo, onde Saramago nasceu, a 16 de novembro de 1922.
Histórias e memórias daquela aldeia ribatejana foram contadas em várias intervenções ao longo do dia. Numa delas, pela 15h30, tivemos a oportunidade de acompanhar em direto o momento em que foi plantada a centésima das “100 Oliveiras Para Saramago”, que tem por nome Josefa.
Pelas 14h20, o Professor Carlos Reis, um dos maiores especialistas no Nobel português, foi o convidado da jornalista Maria Flor Pedroso para falar do livro O Ano da Morte de Ricardo Reis de José Saramago na edição de hoje do Serviço Público – Bloco de Notas.
Pelas 16h00 arrancou a emissão especial Saramago 100, conduzida por Nuno Galopim, contando com vários convidados em estúdio e mais intervenções de Pedro Miguel Ribeiro em direto da Azinhaga do Ribatejo.
Por esta emissão especial passaram Miguel Real e Filomena Oliveira, autores de As Sete Vidas de José Saramago, uma biografia recentemente publicada. Rafael Gallo, escritor brasileiro que acaba de vencer a edição deste ano do Prémio Saramago é outro dos convidados. Logo depois esteve em antena a cantora Paula Oliveira que nos apresentará em primeira mão canções de um novo álbum que parte da poesia de Saramago. Sérgio Letria, da Fundação José Saramago, fez um balanço de um ano de programação e lança projetos futuros. Rui Alves de Sousa apresentou propostas de teatro e cinema para ver nos próximos dias e João Lopes contou como, ao longo dos anos, as obras do escritor foram chegando ao cinema. Esta emissão contou ainda com João Céu e Silva, autor de Uma Longa Viagem Com José Saramago, partilhando os dois anos de vida próxima com o escritor que lhe permitiram criar este livro. A produção desta emissão especial foi de Cristina Condinho.
Depois das notícias das 18h00, foi a vez de escutarmos outro dos nomes já galardoados com o Prémio Saramago: João Tordo.
À noite, depois das notícias das 22h00, a Antena 1 transmitiu o Concerto do Centenário que teve lugar no passado dia 3 de novembro no Teatro Municipal de São Luiz. Produzido pela Fundação José Saramago, contou com as participações de Vitorino, Paula Oliveira, Cristina Branco, Manuel Freire, Aline Frazão, Luís Pastor e Camané, entre outros. A locução ficou a cargo de Paulo Rocha. A produção é de Ana Sofia Carvalhêda.