A 7 de setembro de 2022 o Brasil celebrou os 200 anos da sua independência e, para acompanhar esse momento, a Antena 1 montou uma operação especial que incluiu uma emissão especial em direto do Museu do Ipiranga, em São Paulo, tendo comunicado nesse mesmo dia a criação da webradio Brasil 200, que se propunha a abrir, durante um ano, um espaço diário para partilhar histórias, músicas e palavras, abrindo janelas de comunicação entre os dois países e as duas culturas, tendo a língua como tutano comum. A 26 de setembro, faz hoje um ano, a rádio Brasil 200 fazia a sua estreia numa ação realizada na Casa do Brasil, em Lisboa, durante a qual houve uma atuação ao vivo de Mallu Magalhães.
Ao longo deste último ano pela rádio Brasil 200 passaram histórias de emigrantes brasileiros a viver em Portugal (no programa de Iolanda Ferreira “Gritos do Ipiranga“), escutámos as palavras de desportistas do Brasil em entrevistas expressamente criadas para a webradio por João Gomes Dias, ouvimos canções e artistas em programas como o “Orelhão” de Herberto Quaresma ou a “Vitrola” de Nuno Galopim e, no formato “O Meu Brasil“, escutamos seleções de canções dos mais diversos artistas e géneros da música brasileira em escolhas assinadas por profissionais das diversas antenas do grupo RTP. No formato “Histórias e Lugares do Brasil” encontramos reportagens gravadas no Brasil em setembro de 2020 e conversas com quem nos ajudou a contar episódios de uma história comum vivida entre portugueses e brasileiros.
Todos estes conteúdos expressamente criados para a rádio Brasil 200 estão agora em rotação neste arco final de tempo que a webradio se propôs a cumprir. Esta relação de proximidade com o Brasil, naturalmente tendo em conta a comunidade brasileira a residir em Portugal continuará a fazer-se sentir no serviço público de radiodifusão, integrando a partir do próximo mês a programação da Antena 1 tanto nas suas emissões em FM como, igualmente, em formatos criados para distribuição via podcast.