De Castelo Branco para Lisboa, de Lisboa para Aranhas.
A aldeia da Beira Interior é o lugar onde a teia da escritora junta palavras como fios de seda. Em 3 livros, soma 2 prémios, e a história não acaba aqui.
Antes de se sentar à secretária e de ligar o computador, Inês dá corda aos sapatos e faz a sua caminhada com a cadela Sirinha. O ritual é um elixir das manhãs naquela aldeia onde foi habitar uma casa de família. Saiu de Lisboa, onde o tempo lhe sugava as energias. Lisboa, a cidade para onde quis fugir aos 18 anos, foi afinal a cidade donde quis fugir aos 25. Foi pessoa para isso, e foi ali, em Aranhas, que encontrou o caminho .
Inês Barata Raposo, 32 anos, escritora, leitora, redactora e outras palavras acabadas em ora. Assim se apresenta a autora de: “Coisas Que Acontecem” (2018), “O Efeito Bola de Menta” ( 2023) e “Quarto Escuro” (2024). Os livros que viajam no universo da literatura infanto juvenil, são uma parte da história. O resto, está por escrever. Sem pressas. Inês Barata Raposo conquistou o seu lugar, o seu tempo e uma voz que lhe espanta a timidez .
Texto e programa de Teresa Dias Mendes
“Sou Pessoa para Isso” é o novo programa das manhãs de sábado da Antena 1, para ouvir depois do noticiário das 9h.