Quem são estas mulheres e estes homens de cabelos brancos que entram, tão sorridentes, numa antiga escola primária, ao lado da Igreja das Freiras, na rua Conde Ferreira, em Penafiel?
São alunos da Universidade Senior. Regressam de uma visita a Serralves, talvez tenham, entretanto, ensaio da Tuna.
Sofia Leal, a coordenadora da Universidade Sénior de Penafiel, sustenta que a música, a matemática, o inglês, as artes performativas são peças essenciais de uma estratégia de combate à solidão. Este “projecto de causas” são extremamente importantes no revigoramento da saúde mental dos mais velhos.
Junta-se, entretanto, à conversa, a professora Júlia Anileiro que vai desfiando histórias de sucesso. Os jogos matemáticos criados pela professora voluntária e pelos seus alunos estarão expostos a partir de 18 de Abril no Museu Nacional de História Natural e da Ciência, em Lisboa.
E aquele aluno com ar de professor que, entretanto, se aproxima, é Manuel Bessa, um bancário reformado a quem nunca passou pela cabeça que aprenderia a tocar um instrumento ou que viria a cantar no coro.
Ao longo de uma vida profissional intensa, nunca tinha entrado no magnífico museu da cidade onde vive. Nem folheado os poemas de António Nobre. Entretanto, ganhou uma nova vida.