Faz 120 anos o ACP. À data da fundação, denominado Real Automóvel Club de Portugal, estávamos a 15 de abril de 1903. Foi nesta data que foi aprovado o projeto dos Estatutos e eleitos, por aclamação, os primeiros corpos gerentes. Figuravam como Presidente Honorário o Rei D. Carlos, como Vice-Presidente Honorário o Príncipe D. Luís Filipe e como Presidente Perpétuo da Assembleia Geral o Infante D. Afonso. Os 35 membros dos corpos sociais fizeram parte das comissões que estiveram na origem da fundação do ACP, que se viria a tornar o maior clube português.
Na verdade, foi a data oficial de fundação, muito embora o ato que tenha dado origem à fundação clube tivesse ocorrido no ano anterior, em 27 de Outubro de 1902, a primeira prova automobilística realizada na Península Ibérica, o Raid Figueira da Foz-Lisboa, na qual participaram 9 automóveis, dois a valor e sete a gasolina e mais cinco motociclos.
Na última quinta-feira (13 abril), a Antena 1 recebeu em direto Carlos Barbosa, presidente do ACP. Veja aqui a conversa completa com Mónica Mendes.