“Folha de Rosto” dá a conhecer uma nova cantora compositora.
Ana Sofia Carvalheda já ouviu o disco de estreia de Mara e desvenda este diário de viagem e de vida entre Lisboa e o Alentejo.
Mara estará no programa "Viva a Música" no dia 5 de Março às 15h.
Folha de Rosto
01 Sentido (Mara/Mara)
02 Porta (Mara/Mara)
03 História (Mara/Mara)
04 Recado (Mara/Carlos Menezes)
05 Viagem (Mara/Fado Tango)
06 Vidas (Carla Magro Dias/Mara)
07 Fado Onírico (Mara/Fado Magala)
08 Cubo (Mara/Mara)
09 Essa Voz (Mara/Mara)
10 Lágrima (Amália Rodrigues/Carlos Gonçalves)
Voz: Mara
Guitarra Flamenca: Daniel da Silva
Viola Baixo e Contra-baixo: Carlos Menezes
Guitarra Portuguesa: Henrique Leitão e Custódio Castelo
Percussões: Rui Gonçalves
Guitarra Eléctrica: Manuel Ferraz
Clarinete: Rui Travassos
Produção Musical: Carlos Menezes e Mara
Mara
Natural de Arraiolos a música é como uma seiva para Mara. A arte de cantar começa a fitá-la desde a sua infância em que o fado era uma predominância no seio familiar.
Ao longo do seu percurso, envolve-se em diversos projectos onde canta bossa nova, música portuguesa, faz formação de voz na escola Jb Jazz, integra o projecto Música nos Hospitais e compõe o seu primeiro original, em 2003 ainda em Lisboa.
Em 2009 regressa às suas raízes, o Alentejo. No encontro com Carlos Menezes (baixista e director musical) que a incentiva a" tirar as músicas da gaveta" “ revisita os temas mais antgos dando-lhes uma nova roupagem, e compõe ainda novas canções, surgindo assim o álbum “Folha de Rosto”.
Neste disco de estreia, conta ainda com a colaboração de Daniel da Silva (guitarra flamenca), Henrique Leitão (Guitarra Portuguesa) e Rui Gonçalves (percussão), músicos com os quais já tinha colaborado em outras ocasiões.
Com "Folha de Rosto" inicia a sua viagem, onde a música de Mara alcança um novo encontro que vai para além do sonho.
Em paralelo, Mara é ainda convidada em 2011 para integrar e gravar com o grupo de música folk [Aqui Há Baile], em 2012 cria a banda sonora para uma curta metragem [A Linha, de Adriana Martins da Silva], em 2013 para um filme promocional e em 2014 cria a banda sonora para diferentes espectáculos de dança.
No ano de 2014 destaca-se a sua participação com o pianista Amílcar Vasques-Dias, o concerto no Festival Bons Sons, o convite e participação no concerto da Ronda dos Quatro Caminhos com a Orquestra Sinfonietta de Lisboa, e a nomeação para o prémio Mais Música da Revista Mais Alentejo.
Mais recentemente destaca-se a participação no concerto do Mestre António Chainho, no pré-lançamento do seu álbum comemorativo dos seus 50 anos de carreira.