Os chamados Nativos do Digital, um termo que animou os media do início do século e despertou o interesse da Academia, já não são crianças de colo e não habitam propriamente nas latitudes mais distantes da Terra Média.
Já não são uma espécie de futuro distante ou Terra do Nunca.
Na prática, representam já um enorme segmento da população, correspondendo a duas gerações, ou até duas gerações e meia, e não há um único território desta Terra Média que tenha permanecido imune à sua passagem.
Na nossa viagem de hoje, os peregrinos vão abandonar as ferramentas habituais do explorador e do geógrafo para procurar as gentes que povoam a Terra Média.
Vamos em busca dos jovens para tentar perceber como navegam, como reagem ao mundo atual e o que estão a fazer para o tornar melhor.
Encontrámos a guia perfeita para nos conduzir até eles. Na verdade, é uma deles e tem feito tudo para os ouvir e dar-lhes voz e palco, trazê-los aos cumes da Terra Média para serem vistos e ouvidos: Diana Duarte.
A Diana tem desenvolvido diversos conteúdos em torno desta temática, expondo novos protagonistas que, se ainda não chegaram ao poder, pouco faltará.
E já passou de jovem promessa a Autora de, entre outros conteúdos, do programa A Minha Geração, aqui na Antena 3 e na RTP3 e por esse mundo digital fora.
Vamos seguir o seu trilho aqui… na Terra Média.
Texto de Gonçalo Madaíl