Montanha, a primeira longa-metragem do realizador português João Salaviza, é um “retrato clássico da transformação do corpo e do espírito de um adolescente”. David, 14 anos, vive os primeiros amores, vê-se confrontado com a doença do avô e tem de lidar com a ausência do pai.
O filme chega às salas de cinema no dia 19 de novembro, distribuido pela Midas Filmes.
A antestreia aconteceu no cinema Monumental, numa apresentação que João Salaviza e o elenco fizeram no Lisbon & Estoril Film Festival.
Montanha teve estreia mundial em Veneza, na Semana da Crítica, foi apresentado também no Festival de San Sebastian e, recentemente, venceu o prémio Antigone d’Or, o galardão mais importante do CINEMED – Festival International Cinéma Méditerranéen Montpellier, que decorreu de 24 a 31 de outubro.
Sinopse:
Um Verão quente em Lisboa. David, 14 anos, aguarda a morte iminente do avô, mas recusa-se a visitá-lo, temendo esta perda terrível. A mãe, Mónica, passa as noites no hospital. O vazio pela falta do avô obriga David a tornar-se o homem da casa. David não se sente pronto para assumir este novo papel, mas o fim da infância aproxima-se sem que ele se aperceba…
Elenco: David Mourato, Rodrigo Perdigão, Cheyenne Domingues e Maria João Pinho.
Produção: Filmes do Tejo II, les films de l’après-midi.
Apoios: ZDF, arte, ICA, RTP, Câmara Municipal de Lisboa e programa Eurimages.