O “inconsciente coletivo lusófono” concretiza-se, sob a batuta de Pierre Aderne, na Rua das Pretas. Este projeto dinamizado desde 2015 — uma reunião intimista sob os motes da amizade, da canção e do vinho, onde há bossa nova, folk ou jazz — regressa agora aos Coliseu do Porto (24 maio) e ao Coliseu de Lisboa (1 junho), com o apoio da Antena 1.
Concentrados no cancioneiro popular português e brasileiro, os concertos Rua das Pretas congregam diversos músicos, incluindo Nilson Dourado, Sara Paixão ou Walter Areia. O repertório alicerça-se em composições de Pierre Aderne para António Zambujo e Seu Jorge, por exemplo, ou as canções dos seus duetos com Tito Paris, Jorge Palma ou Sara Tavares. Mas há ainda espaço para clássicos do fado e da bossa nova como o Fado xuxu de Amália Rodrigues ou Saudades do Brasil em Portugal de Vinícius de Moraes.
Pierre Aderne passou pelo Programa da Manhã e conversou com Mónica Mendes, antes de interpretar Prado Júnior, composição em co-autoria com Moacyr Luz. Veja aqui o vídeo.