50 anos de música celebrados novamente em Lisboa
António Chainho sobe dia 31 de maio ao palco do Teatro Tivoli BBVA em Lisboa.
Ana Sofia Carvalheda dá-lhe a conhecer os convidados especiais do mestre da guitarra portuguesa.
*****
Rui Veloso, Hélder Moutinho, Mafalda Arnauth e Adiafa são alguns dos cúmplices de António Chainho que prometem tornar verdadeiramente inesquecível a noite de 31 de Maio no Teatro Tivoli BBVA. O concerto, que encerra oficialmente as comemorações dos 50 anos de carreira, será um momento único e especial de partilha e celebração do incomparável talento do Mestre da Guitarra Portuguesa.
As comemorações dos 50 anos de carreira do Mestre António Chainho encerram oficialmente no próximo dia 31 de Maio, com um concerto marcado para as 21h30 no Teatro Tivoli BBVA.
Numa noite verdadeiramente especial, o Mestre da Guitarra Portuguesa – considerado pela Songlines Magazine um dos “50 músicos mais influentes da World Music” – junta alguns dos convidados do álbum Cumplicidades e partilha pela primeira vez o palco com Rui Veloso.
Esta será também uma noite particularmente simbólica para o artista que genuinamente ajudou a moldar a história da música popular em Portugal e a projetá-la um pouco por todo o mundo. Se ao longo da sua incomparável carreira colaborou com nomes como Paco de Lucia, John Williams, José Carreras e KD Lang, no concerto de 31 de Maio junta o seu talento singular a duas formas musicais classificadas Património Imaterial da Humanidade: o Fado e o Cante alentejano.
Hélder Moutinho, Mafalda Arnauth e Adiafa, ajudam a refletir a essência do talento do Mestre António Chainho que, nascido numa família tradicional alentejana, começou por juntar a música de tradição rural com o Fado de Lisboa e mais tarde fundiu estes dois géneros com outras “músicas do Mundo”.
António Chainho – Guitarra em Português
Como todos os verdadeiros talentos, ciente da herança cultural que transporta, Mestre António Chainho assume um relevante papel pedagógico enquanto Mestre da Guitarra Portuguesa. A sua profunda aprendizagem pessoal é transmitida através do papel desempenhado na criação do Museu do Fado, na fundação da primeira Escola de Guitarra Portuguesa em Lisboa e na criação das suas próprias escolas em Santiago do Cacém, Grândola e ilha da Madeira.
Em “Cumplicidades“ – álbum lançado em 2015 e patrocinado pela Associação Mutualista Montepio com os apoios do Museu do Fado, RTP e Antena 1, e que conta com a colaboração de músicos de Portugal, Brasil, Angola e Cabo Verde – soa a toda a paixão, entrega e dedicação que apenas Mestre António Chainho consegue dedilhar num acorde, conter numa harmonia e abrigar, para sempre, nos corações. A gama de emoções para a qual nasceram e que torna inseparáveis a guitarra portuguesa e Mestre António Chaínho.
Mestre António Chainho – Guitarra Portuguesa
Ciro Bertini – Baixo e Acordeão, vozes
Tiago Oliveira – Viola de Fado, vozes
Diogo Melo Carvalho – Percussão, vozes
Paulo Gomes – Som Frente
Luis Santos – Iluminação
Pedro Nunes – produção Executiva
Ricardo Lopes – Assistente de produção
Paula Casanova e Clara António – Promotoras
Paulo Santiago – Gestão Redes Socias
Mestre Antonio Chainho
www.antoniochainho.com
www.facebook.com/AntonioChainhoOficial