Em 2023, celebram-se os 85 anos de António Chainho com O Abraço da Guitarra, um Disco Antena 1. Um álbum de temas inéditos — e também um tributo aos grandes Mestres do Fado — em que António Chainho conta com a participação de Marta Pereira da Costa, Carlos Manuel Proença, Carlos Silva, Francisco Vaz (jovem aluno de Chainho), José Manuel Neto, José Elmiro, Marco Oliveira, Pedro Jóia e Raúl de Oliveira.
O Abraço da Guitarra é o 10.º trabalho de originais da carreira ímpar de António Chainho. Contou com a produção e direção musical de Ciro Bertini, que assumiu também as funções de baixista nas gravações do disco. Em estúdio gravaram também Tiago Oliveira (viola de fado), o quarteto de cordas Naked Lunch, com Francisco Ramos (violino e arranjos de cordas), Fernando Sá (violino), João Paulo Gaspar (viola) e Tiago Rosa (violoncelo).
“Este disco é um sentido tributo a todos os que sonham e acreditam, ao imenso talento de cada um dos artistas com que tive a honra de partilhar o palco, à entrega e paixão pela vida e às viagens e paisagens musicais que me fizeram homem, sempre movido pelo eterno fascínio e constante desassossego que este instrumento — tão parte de mim — me desperta em cada reencontro”, acrescenta Chainho. “Tornou-se a minha voz, a minha língua, a minha mais pura e sincera forma de expressão. É entre as suas cordas, acordes, harmonias e desafios que digo saudade, felicidade, serenidade e acima de tudo, gratidão. Esta imensa gratidão que aqui vos deixo num abraço dito à guitarra.”